Em cada rua ou mesmo em cada cidade que visitas encontras, com alguma certeza, um ou outro cão abandonados. E até mesmo no nosso país, são milhares os cães que vagueiam sem dono nas ruas e que foram abandonados.
Imagina agora o que é existir um país que conseguiu retirar todos esses patudos da rua... Sim, existe mesmo!
Trata-se dos Países Baixos, que são o primeiro país do mundo a não ter cães abandonados na rua. Atualmente, de acordo com a MAGG, todos os animais que faziam da rua a sua casa têm agora novos donos.
Este é o resultado de várias medidas implementadas pelo governo daquele país para colocar um ponto final no abandono dos cães. Entre as medidas, destacam-se, por exemplo, multas de 90 mil euros ou a condenação a uma pena de prisão de até cinco anos para quem for visto a maltratar estes animais. E, este ano, as multas tornaram-se mais pesadas...
O diretor da associação World Animal Protection, afirmou, em entrevista ao G1, que "antes eram três anos de prisão (...) e em caso de reincidência, pode mesmo ser proibido comprar ou até ter um registo [de que possuiu um cão] até 30 anos para evitar mesmo que a pessoa volte a ter um comportamento abusivo".
Além disso, também é, segundo a MAGG, "obrigatório ser implementado no animal um microchip para que, em caso de perda, ou até mesmo de abandono a polícia possa encontrar o dono".
O governo dos Países Baixos implementaram também "um plano de castração e de vacinação a todos os animais que estavam a viver na rua, assim como tornaram obrigatório registá-los nas autoridades holandesas". E, depois de os tirarem da rua, garantiram que os cães abandonados fossem todos adotados.
Este conjunto de medidas não tem somente uns aninhos... Começaram a ser, lentamente, implementadas, há mais de 100 anos com a ajuda de várias instituições e de associações de animais que retiraram mais de dois milhões de cães das ruas dos Países Baixos.