O nome de Fernando Daniel tem estado em torno de uma polémica depois da publicação que o autarca do PS Alcides Alves fez no Facebook. Motivo? O valor do cachet do concerto que o cantor deu no Furadouro.
Alcides Alves destacou que o cantor havia expressado a intenção de dar um concerto gratuito, com o objetivo de disponibilizar a cultura e o entretenimento a todos, especialmente àqueles que não teriam recursos para adquirir bilhetes. No entanto, isso não veio a acontecer. "A Câmara de Ovar também não quis deixar de se associar a este espírito de bem-fazer, reafirmando ao cantor a sua magnificência, oferecendo-lhe, da bolsa de todos nós, a módica quantia de 24.500 euros mais IVA, num agradecimento total de 30.145 euros."
A publicação acabou por chegar a Fernando Daniel, que lamentou o tom do comunicado, considerando-o injusto e não condizente com a relação que tem com a cidade onde vive. O cantor enfatiza ainda que, embora a imprensa tenha divulgado o concerto como gratuito, ele nunca afirmou explicitamente que não seria remunerado. "A imprensa divulgou o meu concerto como sendo gratuito para informar que as pessoas não teriam qualquer custo para assistir ao mesmo. Por outras palavras, era de entrada gratuita", explicou.
Fernando Daniel mostrou também a evolução dos seus cachet ao longo dos anos e aponta o facto de a Câmara de Ovar já ter pagado valores bem maiores a outros artistas. "Antes de o meu concerto custar 24.500 euros + IVA, custou 5.000 euros, custou 10.000 euros, custou 15.000 euros e chegou ainda a custar 20.000 euros. Alguém me contratou? Não. No entanto contrataram ao longo destes sete anos, outros artistas e bem, até a custar mais que eu, mas nunca vi tamanha indignação. Pergunto-me porquê."