Já tentaste fazer a prancha na tua rotina de exercício físico, mas não suportas a dor, que um minuto nesta posição te dá, e simplesmente ignoras esse passo.

Então vais ficar de queixo caído quando souberes o tempo que foi atingido no novo recorde feminino do Guiness.

O feito foi alcançado a 27 de março, por uma canadiana, e o resultado foi registado pelo Guiness World Records.


DonnaJean Wilde atingiu as 4 horas, 30 minutos e 11 segundos nesta posição, e, por 10 minutos, conseguiu ultrapassar Dana Glowacka, também canadiana, que tinha o recorde anterior desde 2019.

DonnaJean tem 58 anos e já é avó de doze netos, que estiveram a apoiá-la durante toda a prova.

A corajosa avó treina cerca de três horas, na posição de prancha, mas para este desafio quis ir mais longe e aumentou o tempo para seis horas, divididas em dois blocos de três horas.

Apesar do treino, confessou, de acordo com nota divulgada pelo Guiness World Records, que, nos últimos trinta minutos da prova, se focou em “respirar, manter-se calma e não tremer” e que as últimas duas horas foram as mais difíceis.


Se arranjas desculpas para não ‘sofreres’ nesta posição, fica a saber que a canadiana sofre de dor crónica nas mãos e nos braços e foi uma lesão no pulso, há doze anos, que a levou a investir nesta prática. E se ficaste motivada a ir treinar, não te esqueças que a prancha só conta se tiveres os cotovelos e os dedos dos pés no chão durante o tempo todo e o resto do corpo levantado, numa postura direita e reta.


O record mundial masculino de prancha está atualmente nas 9 horas, 38 minutos e 47 segundos, atingido o ano passado por Josef Šálek, checo de 53 anos.


(Imagens: Youtube)