Não há cidade grande que, hoje em dia, não sofra com o excesso de turismo. Por um lado, é bom para o comércio e para a economia, por outro, é péssimo para os habitantes. Trânsito, preços inflacionados, ruas cheias de pessoas, entre outros contras.


O grande problema de Barcelona era mesmo o autocarro 116, que percorre La Salut, que, na maioria das vezes, ia tão cheio de turistas que o utilizavam para visitar o Parque Güell que impossibilitava os habitantes de o usar para ir para casa.



A frustração e revolta dos habitantes chegaram às autoridades locais, que prometeram resolver o problema e assim foi. A medida que parecia bastante inusitada e, à primeira vista, inútil revelou-se uma grande estratégia. Às vezes, o truque é mesmo simplificar e foi isso que as autoridades locais fizeram: remover o autocarro do Google Maps.


"No início rimo-nos da ideia", confessou o ativista César Sánchez. "Mas ficámos surpreendidos que tenha funcionado", referiu, citado pelo jornal britânico "The Guardian".


O alívio não foi apenas dos habitantes. Os motoristas também se mostraram muito contentes com esta nova medida. "[A lotação] mudou radicalmente", confirmou à mesma publicação um dos condutores. Antes, a maioria dos passageiros não conseguia sequer entrar no autocarro. Agora, muitas vezes, seguem apenas três pessoas.