O tempo não quer dar tréguas e vai obrigar-te a resgatar a roupa de inverno que, provavelmente, já começaste a guardar para dar lugar a peças de vestuário mais frescas.
As temperaturas já tinham começado a descer e, este fim-de-semana, vais sentir ainda mais frio com as temperaturas cada vez mais baixas e acompanhadas por chuva e neve. Uma forma melancólica de terminar o mês de abril.
O alerta é dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que diz, ainda, que oito distritos do continente vão estar esta sexta-feira e sábado com aviso amarelo por possibilidade de queda de neve.
Apesar destas notícias não serem as melhores, o aviso é o menos grave na escala de três e entra em vigor às 21h desta sexta-feira. Os distritos em aviso amarelo são Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, que se irão manter assim até às 12h de sábado.
Neste período, está prevista queda de neve acima dos 1.100 metros, com acumulação até cerca de 5 centímetros acima de 1.200 metros.
Em Castelo Branco e na Guarda, a previsão aponta para uma queda acima dos 1.200 metros, com acumulação que pode ir até aos 10 centímetros acima de 1.600 metros.
Se tiveres de sair de casa neste dia, nestas zonas do país, para além de ser importante não te esqueceres de levar o teu casaco, tem cuidado com perturbações que a neve pode provocar.
A queda pode levar à formação de gelo que, por sua vez, pode resultar no corte ou condicionamento no trânsito, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados, de acordo com o IPMA.
O Instituto aponta para temperaturas mínimas entre os seis e os 13 graus, no continente, e máximas entre os 12 e os 20 graus, já a partir desta sexta-feira.
Se estiveres nas regiões norte e interior norte e centro começa a agasalhar-te, estás onde se farão sentir as temperaturas mais baixas.
No sábado, dia 27, haverá uma descida das temperaturas generalizada, no continente. A temperatura mínima em Bragança e Guarda pode atingir os três graus.
Se esperas tréguas no domingo, prepara-te porque a
precipitação mantém-se no domingo em todo o País, e as temperaturas vão
continuar a descer.