Foi um português que tentou impedir atacante de Annecy de fugir à polícia
TRATA-SE DE MANUEL, DE 72 ANOS, QUE ACABOU ESFAQUEADO PELO ATACANTE E AINDA BALEADO ACIDENTALMENTE PELA POLÍCIA
Uma manhã que aparentava ser calma e tranquila acabou por se tornar um pesadelo para quem estava num parque infantil em Annecy, no sudeste de França.
Um homem, de 31 anos, entrou pelo parque infantil dentro com uma faca e atacou quatro crianças e dois adultos. Trata-se de Abdalmasih H., que "viveu 10 anos na Suécia com estatuto de refugiado e que não tem antecedentes criminais nem psiquiátricos", de acordo com a Euronews.
O ataque deu-se pelas 9h30 da manhã desta quinta-feira e deixou duas crianças, que são irmãs e têm entre 22 meses e três anos, e um dos adultos em estado grave. Os restantes feridos estão fora de perigo e, entre eles, está um português.
E foi esse mesmo português que, ao que parece, tentou impedir que o atacante fugisse à polícia!
Escreveu o Jornal de Notícias que se trata de Manuel, de 72 anos, que acabou por ser esfaqueado duas vezes no pesçoco e, mais tarde, baleado acidentalmente pela polícia francesa.
Tudo aconteceu quando, no decorrer da fuga, este português tentou "impedir que o atacante" fugisse à polícia, mas acabou "gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo", de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela RTP.
Perante o sucedido, este homem demonstrou ter coragem e bravura suficiente, pelo que o ministério português lhe enviou "uma palavra de profundo agradecimento". O português de 72 anos, que foi transportado para o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, está a ser acompanhado pelo Consulado-Geral de Portugal em Lyon, que lhe está prestar "todo o apoio necessário".
Os motivos deste ataque estão ainda a ser apurados, mas as autoridades francesas descartam, para já, um ato terrorista.
Apesar de ter tentado fugir, o atacante acabou detido pela polícia e está em prisão preventiva.
(Imagens: Reuters)