Papa Francisco afirma que JMJ de Lisboa foi a "mais bem preparada"
NA VIAGEM DE REGRESSO A ROMA, O PAPA FRANCISCO RECEBEU VÁRIAS QUESTÕES DE JORNALISTAS SOBRE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, EM LISBOA
Foram seis dias únicos para os milhares e milhares de peregrinos que participaram na Jornada Mundial da Juventude! Adivinhava-se que seria um evento que inspirasse e tocasse os participantes, mas todos aqueles que lá estiveram confessaram que foi muito melhor do que esperaram.
A Jornada Mundial da Juventude reuniu, em Lisboa e em vários outros concelhos, jovens dos quatro cantos do mundo que, a uma só voz, expressaram a sua gratidão e o seu amor por ali estarem. Crentes ou não crentes, muitos foram impactados pela energia que se sentiu num evento que, para muitos, "só se vive uma vez na vida".
O Santo Padre dirigiu-se várias vezes aos jovens através de mensagens de paz e de amor. Nos últimos momentos em que esteve em Portugal, o Papa Francisco pediu para que os jovens não tenham medo e realçou que a igreja é de "todos, todos, todos", sem exceção.
Ao fim de cinco dias na capital portuguesa, o Papa Francisco embarcou no avião com rumo a Roma, despedindo-se de Portugal, na base áerea de Figo Maduro.
Durante a viagem de avião, o Santo Padre expressou a sua profunda gratidão ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao povo português, "pela receção calorosa e hospitalidade que [recebeu] durante a minha visita", tal como deu conta a SIC Notícias.
Entre as várias perguntas a que foi respondendo dos jornalistas, surgiu uma que queria saber como é que o Papa Francisco viveu esta JMJ. No avião, o Santo Padre revelou que esta era a sua quarta presença no evento, sendo que "foi a mais numerosa".
E, por fim, revelou que "esta foi a mais preparada" a que assistiu.
O Papa não poupou também nos elogios à forma comos os jovens viveram e festejaram esta Jornada Mundial da Juventude. Nas suas palavras, "os jovens são uma surpresa" e referiu que "antes de apanhar o avião", esteve "com 25 mil voluntários, havia uma mística, um compromisso verdadeiramente belo".
Quem viveu esta Jornada Mundial da Juventude guardará memórias para a vida e espera-se que os jovens que vão participar na próxima, que acontece em 2027, sintam o mesmo.