Este ano a ceia de Natal é em tua casa e não sabes o que cozinhar, nem como poupar ao mesmo tempo? Serão possíveis estas duas coisas? Por ser uma noite dada a grande oferta gastronómica, em que pode haver camarão como entrada e o bacalhau ou o polvo para prato principal, gera-se um ligeiro stress na hora de ir ao supermercado.


Há quem vibre com o Natal até a ceia ser em sua casa. Por isso, para não exaltar os ânimos de ninguém, porque esta é uma época festiva, trazemos-te algumas dicas para poupares na ceia de Natal sem que nada falte.

Quando falamos em poupar, a primeira ideia que tens de ter presente é: nada de encomendar comida. E se achares que não vais conseguir dar conta de tudo, podes sempre pedir ajuda aos teus convidados. As entradas e as sobremesas, por exemplo, podem ficar por sua conta.

1 – Cozinha tudo em casa


Se quiseres dar conta do recado, cozinha tudo. Desde entradas, a pratos principais e sobremesas. Entradas congeladas, daquelas que é só colocar no forno podem poupar tempo, mas fazem algum peso na conta bancária. Há várias entradas que podes fazer de forma rápida como tâmaras enroladas em bacon, tostas com queijo de cabra e mel, camarão, farinheira com ovos mexidos... Podíamos ficar aqui o dia todo a enumerar.



2 – Compra racionalmente. Diz adeus aos 10 menus diferentes


Depois no que toca ao prato principal, há famílias que se entusiasmam e cozinham mais do que três pratos diferentes com o receio de que alguém não goste da ementa. Vamos evitar esse desperdício neste Natal? Foca-te apenas no tradicional. Um prato com bacalhau e outro com o perú e tenta já planear possíveis pratos para adaptar depois com os restos. Porque haverá sempre restos de uma ceia de Natal.

Evita também receitas com ingredientes que por norma não usas e não te esqueças também que a ceia de Natal é apenas um dia. Por isso, tenta comprar de forma racional e se possível recorre àqueles serviços que vendem fruta e legumes rejeitados pelos supermercados, mas que estão em condições de consumo.


3 - Não saias de casa sem uma lista de compras


Uma dica fundamental para todas as vezes que vais ao supermercado, mas sobretudo na altura de comprar os produtos para a ceia de Natal é levar SEMPRE uma lista do que precisas. Caso contrário, vais sair com tudo em excesso, menos a tua conta bancária.



4 – Uma mesa sustentável


Podes fazer uma mesa de Natal a custo zero. Falamos da decoração e de um Natal sustentável. Desde flores campestres, a pinhas e velas que tenhas já em casa. Vê aqui como.



5 – Reduz nas bebidas


Não há necessidade de ires comprar quase uma garrafeira. Fica-te pelo vinho tinto ou branco, água e sumos para as crianças.


Natal é sinónimo de família e união e isso não tem de ser o fim das tuas poupanças.