"Olá, mãe", "Olá, pai".

É assim que inicia a mensagem da burla pelo WhatsApp. Pede dinheiro por MB Way, ao fingir que é o filho da vítima a quem manda mensagem, avança a SIC Notícias.

Em 2021, no Reino Unido, a burla foi identificada e está a começar a ter denúncias em Portugal também, segundo a publicação.

E em que consiste o esquema?

O burlão escolhe um número de telemóvel aleatório e envia uma mensagem. Na mensagem, finge ser o filho da vítima, podendo a vítima ter filho ou não, vai-se tratar de uma questão de "sorte". A desculpa de estar a enviar mensagem de outro número de telemóvel passa por dizer que perdeu o telemóvel e daí estar a enviar a mensagem por outro número. A partir daqui, se a vítima acreditar que realmente está a falar com o filho, o burlão avança com o pedido de transferência de dinheiro por MB Way. Quanto mais alta a quantia, maior a resistência por parte das vítimas que desconfiam.

Há quem não acredite neste esquema, perceba que está a ser enganado e ameace o burlão de que o vai denunciar. Nestes casos, o burlão bloqueia o número da pessoa. No Reino Unido, as perdas de dinheiro, à custa deste esquema, rondam mais de um milhão e setecentos mil euros, avança a SIC Notícias.

As autoridades britânicas afirmam que este método já não é só utilizado no WhatsApp e já chegou a outras redes sociais.

Tem cuidado, não te deixes enganar!