O momento em que nos despedimos do nosso animal de estimação é sempre difícil. Sobretudo quando esse momento tem de ser provocado no veterinário para acabar com o sofrimento do animal.

Há quem prefira não assistir para não sofrer, mas o mais recente apelo de um veterinário pede exatamente o contrário. "Não deixes o teu cão morrer sozinho", começou por escrever no Reddit.


O veterinário conta como ficar com um animal no final da vida pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável e menos ansioso. "Pode ser difícil dizer adeus, mas também o é para eles. Eles por norma já não gostam do veterinário, ficam confusos, com medo e tristes. Os animais procuram sempre os donos para dar o último suspiro."



O veterinário vai mais longe e conta a história de uma cadela com 13 anos que procurou pela dona nos seus minutos finais. "A dona insistiu em deixá-la no veterinário às 9 horas, sabendo que eu só voltaria depois das 18 horas. Ela estava muito ocupada, então deixou a cadela sozinha o dia todo antes de morrer. Eu mantive-a comigo a maior parte do dia, levei-a para uma pequena caminhada, comprei-lhe um cheeseburger e um donut, deitei-me no chão e abracei-a enquanto ela chorava, assustada e confusa."


Por isto tudo, o veterinário deixou um apelo: "Os cães sabem o que está a acontecer, não lhes façam isso. Estejam lá com eles. Não vos vai matar, prometo."