Ter bolor em casa é, para além de intrusivo a nível visual, um problema grave que pode afetar a saúde, nomeadamente causar problemas respiratórios. Por isso, se tens este hábito, deves deixá-lo o mais depressa possível.
O bolor é um fungo que existe tanto em casa como no ambiente e que aparece com mais facilidade em condições quentes e húmidas. Para além de se alastrar nos alimentos, o bolor consegue ainda agarrar-se a superfícies e causar danos estruturais em casos extremos.
Por isso, é preciso que removas o bolor de qualquer divisão da tua casa o mais depressa possível e a verdadeira questão é: Como é que o bolor entra em casa?
Há invernos mais quentes e húmidos do que outros, como foi o caso deste último, em Portugal, o que potencia a existência de bolor, nos espaços fechados.
Todos sabemos que há hábitos bons e hábitos maus, mas nem sempre temos conhecimento de quando os fazemos.
O simples facto de, às vezes, deixarmos roupas sujas ou toalhas molhadas, ao molho, faz com que as condições para que o bolor se manifeste, nessa divisão, seja superior do que quando estão arrumadas, esticadas e organizadas.
Beth McCallum, uma especialista em limpezas na Oh So Spotless aconselha: “Não deixe toalhas, panos ou esponjas no chão. Pendure-os para secar. Isso permite que eles arejem adequadamente para que o bolor não se agarre”.
Portanto, este é, agora já sabes, um dos motivos para o bolor se potenciar. Se tens bolor na casa de banho, não deixes lá as toalhas molhadas.