Preparado para soltar o veranista que há em ti? Está oficialmente aberta a época dos dias inteiros na praia, da bola de berlim numa mão e de um livro na outra, do bronze e tudo o que quiseres.

Esta é uma época feliz para a maioria das pessoas e para que a felicidade não se agoire já, prepara-te para uma lista de restrições que fará com que penses duas vezes antes de agires de forma irresponsável. A primeira restrição anunciada e muito aplaudida foi a das colunas com música. Quem é que nunca esteve na praia e de repente foi importunado pela música alta do vizinho do lado? Felizmente, isso já tem os dias contados.


- Jogar à bola ou raquetes

Eu sei, é tentador chutar a bola na areia, mas aí está outra proibição! Ninguém quer levar uma bolada enquanto apanha sol, não é? Estão interditos os "jogos de bola ou similares fora das áreas afetas a esses fins", refere o Edital de Praia. Tudo para não incomodar o descanso dos outros. No caso de incumprimento desta regra, estão previstas coimas que podem ir dos 30 aos 100 euros.



- Acampar ou dormir na praia

Dormir na praia é tranquilo, desde que seja antes de o sol se pôr. À noite, já passa a ser proibido. Isso e acampar. Segundo o Edital de Praia 2023, é proibido "acampar fora dos parques de campismo". A multa é entre 30 a 100 euros.



- Cães

Salvo algumas praias e cães de assistência. Há praias onde é permitido passear o cão e, nesses casos, os animais devem fazer-se acompanhar de trela e açaime e os donos são obrigados a encarregar-se da limpeza de dejetos.



- Fogueiras, fumar e churrascos

Tudo o que envolve fogo, portanto. Aqui a novidade é o fumar. A nova lei do tabaco prevê essa proibição, mas que poderá não acontecer em todos os areais, uma vez que são os concessionários quem decide. Boas notícias, para quem fuma: esta restrição não se aplica a este verão. A proposta de lei só vai entrar em vigor a 23 de outubro deste ano.





- Surf, kitesurf e windsurf

Estas são atividades feitas na praia, mas, por poderem colocar em perigo a integridade dos banhistas, estão limitadas a algumas áreas.

O edital de praia diz que é proibida "a prática de surf, kitesurf, windsurf e outras atividades desportivas passíveis de constituir perigo à integridade física dos banhistas, em áreas reservadas a banhistas". A multa pode ir dos 55 aos 550 euros.



- Topless e nudismo

Salvo as praias autorizadas, uma vez que o nudismo pode ser considerado crime de importunação sexual. Já o topless não é ilegal, mas se alguém se sentir importunado, as autoridades poderão intervir.


- Deixar lixo na praia

Esta nem deveria estar nesta lista, por razões óbvias. A penalização mínima para quem deixar lixo fora dos contentores próprios para o efeito é de 55 euros.