Ah, prepara os lenços, porque esta história é de emocionar até o coração mais duro.

Belle, uma cadela que está a derreter tudo e todos, acompanhou a dona, Amee Tompkins, no momento mais único de sempre: o parto. Em todo o processo de trabalho de parto, Belle nunca abandonou a dona em nenhuma das etapas.

Esta foi uma decisão tomada entre os médicos e Amee, que sofre de autismo e de ansiedade e tem um grande historial de ataques de pânico. Como estava a viver um grande momento - provavelmente o maior da sua vida, que é dar à luz -, poderiam surgir-lhe todo o tipo de emoções. Há sempre medos e receios no momento de ter um filho. Os médicos que acompanharam Amee perceberam a importância que a cadela tinha para ela e para a acalmar e deixaram-na levar para o hospital. E é exatamente por isso que a sua cadela nunca a abandonou, nem por um segundo. Desde o momento em que entrou na ambulância, para o hospital, até à sala de partos.


"A Belle ajuda-me de tantas maneiras. Ela sabe quando estou prestes a ter um ataque de pânico e guia-me até a saída mais próxima. Aperta os botões nos elevadores e até segura no meu cartão de débito contra a máquina para pagar as coisas quando estamos a fazer compras", contou Amee ao MK Citizen.


E assim, no momento mágico do nascimento, lá estava Belle, a transmitir toda a sua energia positiva à dona. Um verdadeiro exemplo de amor e de cumplicidade, capaz de derreter qualquer coração.

Toda este momento valeu à cadela um prémio nacional de animal de estimação do ano.



É de frisar que para que isto acontecesse, houve todo um trabalho por detrás. Foi feita uma avaliação para analisar a capacidade da cadela para lidar com a sala cheia de médicos e enfermeiros e até a forma como reagia ao ver a dona com muitas dores. Depois, a equipa de controlo de infeção do hospital confirmou todas as medidas de segurança e higiene.