Falta cerca de um mês para chegarmos a 2024! E, como tal, está próxima a altura do ano em que se fazem os típicos balanços do ano que está a acabar.


Muito aconteceu, em Portugal, como a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, os êxitos da Seleção de Futebol Feminino e da Seleção de Rugby, a escalada de mais um conflito no Médio Oriente e a continuação do da Ucrânia, o aumento dos preços e dos serviços, bem como das casas, e até a mais recente demissão do primeiro-ministro.


Muito se ouviu e muito se escreveu também... E é exatamente neste último ponto que a Porto Editora se baseia para elegar a "Palavra do Ano". Quais foram as palavras mais pesquisadas, neste caso, na Infopédia? Quais foram as palavras mais ditas e escritas pelos portugueses?


A Porto Editora leu e juntou-as todas numa lista de dez, que estão à espera de serem votadas pelos portugueses. São eles que vão escolher aquela que consideram ter sido a palavra deste ano de 2023.



As palavras que estão a votos são, de acordo com um comunicado da editora:


- Clima: "O país foi afetado por fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, tempestades, secas e inundações".


- Conflitos: "Os conflitos armados, como os da Ucrânia e do Médio Oriente, agravam a crise humanitária global".


- Demissão: "A demissão inesperada do primeiro-ministro provocou uma crise política inédita em Portugal".


- Habitação: "A escassez de casas, o aumento das taxas de juro e o valor das rendas motivaram manifestações pelo acesso à habitação".


- Inflação: "O aumento generalizado do preço de bens e serviços afeta diretamente o poder de compra dos portugueses".


- Inteligência artificial: "O acesso à inteligência artificial generalizou-se e levanta questões sobre os riscos e oportunidades do seu uso".


- Jornada: "Portugal organizou pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco".


- Médico: "Os médicos continuam a reivindicar melhores condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde".


- Navegadoras: "As navegadoras, nome pelo qual é conhecida a nossa seleção de futebol feminino, participaram pela primeira vez no Campeonato do Mundo".


- Professor: "Os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país".


As votações para eleger a "Palavra do Ano" acontecem até 31 de dezembro e é em janeiro que se vai saber aquela que, "segundo os portugueses, melhor representa 2023".


É desde 2015 que esta iniciativa da Porto Editora acontece, sendo que já elegeu as seguintes palavras: "guerra" (2022), "vacina" (2021), "saudade" (2020), "violência doméstica" (2019), "enfermeiro" (2018), "incêndios" (2017), "geringonça" (2016), "refugiado" (2015), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009).