"Se eu soubesse o que sei hoje...". Quantos é que já ouviram esta expressão? Por norma, temos a tendência a acreditar que com a idade vamos adquirindo mais sabedoria, resultado de todas as experiências que vivemos, erros que cometemos e lições que fomos aprendendo. Mas será que é assim um processo tão linear e exato, como a matemática?


Um estudo diz que não é bem assim. Se antes imaginávamos que cada ruga vinha acompanhada de uma dose generosa de sabedoria, agora somos forçados a reconsiderar as nossas crenças sobre o envelhecimento.


A psicóloga Judith Glück, da Universidade de Klagenfurt, na Áustria, revela que a sabedoria não é uma conquista automática da velhice. Ela fez um levantamento de todos os estudos que ligam a idade à sabedoria e divulgou as conclusões. "As relações estatísticas entre sabedoria e idade cronológica não são fortes", apesar dos pressupostos e representações comuns na cultura popular, diz a psicóloga no estudo, citado pelo Daily Mail.


"Nem envelhecer nem acumular experiências de vida são suficientes para se tornar sábio", diz a Dra. Glück no estudo, publicado na revista Current Opinion in Psychology. São as experiências de vida, sim, que trazem sabedoria, mas estas não são exclusivas das pessoas idosas. Pode acontecer uma pessoa de 40 anos ter mais experiência de vida do que uma pessoa com 80 anos. "Nem todos os indivíduos altamente sábios são idosos e muitos indivíduos idosos não são necessariamente sábios."



E quais são as característica associadas à sabedoria? De acordo com o estudo, são a compaixão (ser capaz de ter empatia por alguém que está a sofrer) e a "autotranscendência", descrita como a expansão dos limites pessoais.


A psicóloga vai mais longe e diz ainda que a sabedoria pode até diminuir com a idade, porque "alguns dos seus componentes diminuem", como a capacidade de compreender problemas complexos ou de regular emoções em situações stressantes. Depois, a empatia e a capacidade de ter a mente aberta para aceitar outras realidades podem até diminuir com a idade.


Por isso, podemos dizer, segundo este estudo, que a sabedoria não é apenas sobre acumular anos, mas sobre como refletimos sobre as nossas experiências de vida.