O inesperado aconteceu a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa (FAP) esta segunda-feira.

Em nota de imprensa, a Força Aérea Portuguesa avançou que, às 8h05 nos Açores (9h05 em Lisboa) “uma nova vida nasceu a bordo de um avião da Força Aérea em pleno Oceano Atlântico”.

Sim, leste bem, nasceu uma bebé durante o percurso, mais concretamente no trânsito entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores.

O avião C-295M “tinha acabado de descolar da ilha de Santa Maria, em direção a São Miguel, quando uma menina bebé decidiu que era o momento de nascer”, segundo a FAP.

A tripulação da Esquadra 502 – “Elefantes” está em alerta permanente na Ilha Terceira, nos Açores.

Foi ativada para realizar o transporte de uma grávida de 35 anos, e 35 semanas de gestação, que já estaria com contrações de dois em dois minutos.

“Dez minutos depois de descolar, a bebé nasceu a bordo do avião da Força Aérea, em pleno Oceano Atlântico, quando o relógio batia as 9:05h”, diz a FAP.



Um momento certamente marcante, mas que já não é o 1º que acontece a bordo do avião C-295M, da FAP, desde que entrou em operação em 2009.


Um desses nascimentos conta mesmo como dois. Numa das missões nasceram duas gémeas a bordo.

A bordo de aeronaves da FAP, no total, já nasceram 35 bebés. Na nota de imprensa, a FAP avança que o primeiro nascimento foi celebrado a 13 de julho de 1993, num avião C-212 Aviocar.


A Força Aérea Portuguesa felicitou a família por este nascimento.


“À bebé, a Força Aérea deseja uma saudável e feliz vida. Aos pais, um enorme Parabéns! É com imensa alegria que a Força Aérea é palco do milagre da vida!