Através de uma votação com várias fases quisemos descobrir qual é a maior banda pop portuguesa de todos os tempos. A decisão foi tua!

Para escolher só tinhas de aqui votar naquela que é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos. Queríamos saber qual é a banda pop portuguesa atual ou já desaparecida que marcou ou marca a tua vida, a tua geração e que achas que merece receber o título de "A maior de todos os tempos"!

De 18 de outubro a 25 de novembro de 2021 convidámos-te a escolher, entre mais de 80, "a maior banda pop portuguesa de todos os tempos “e depois, eleitas as 10 finalistas, convidámos-te a votar novamente, até 2 de abril de 2022... para conseguirmos eleger a maior!

Terminada a votação, contámos os milhares de votos, terça-feira, dia 5 de abril, revelámos o nome da "maior banda pop portuguesa de todos os tempos"... e entregámos-lhe, na RFM, o troféu, às 18h, num Wi-Fi ao vivo, no nosso auditório… e a banda vencedora foi…Xutos e Pontapés

Vê aqui as imagens, os videos e os audios da festa.


 


Numa maratona de votações que dura desde outubro, alimentada por tertúlias e especiais sobre as várias bandas Portuguesas, a RFM pediu que elegesses a Maior Banda Pop Portuguesa de Todos os Tempos.

Agora, a banda que os portugueses mais acarinham, com os concertos mais imperdíveis e que mais marcou as memórias de várias gerações está eleita: Os ouvintes da RFM deram inequivocamente a vitória aos Xutos & Pontapés. O troféu foi entregue dia 5 de abril em mãos, aos Xutos e Pontapés, pelo Paulo Fragoso , o animador da RFM que "defendeu" os Xutos , e pelo diretor da RFM António Mendes, numa emissão especialíssima do Wi-Fi, com Joana Cruz, Daniel Fontoura e Rodrigo Gomes, em direto do Auditório da RFM.

Nesta emissão cheia de emoção, a RFM tinha ainda reservada para os Xutos uma surpresa - uma atuação/homenagem da ForTuna, a Tuna Académica da Nova School of Business and Economics.

Após a entrega do prémio a ForTuna subiu ao palco e encheu a sala com um maravilhoso medley de duas das canções mais míticas dos Xutos e Pontapés, "Contentores e Casinha", cantadas em uníssono, a plenos pulmões, no Auditório da RFM.


 


A eleição da maior banda pop portuguesa de todos os tempos decorreu na RFM ao longo de 6 meses de votações, alimentados por tertúlias, as RFM Sumeet, conversas com músicos de bandas, como Tiago Nogueira dos Quatro e Meia, Miguel Angelo dos Delfins, Miguel Cristovinho dos DAMA, Rui Pregal da Cunha dos Heróis do Mar, managers e editores como David Ferreira, Tozé Brito, Pedro Barbosa e Vasco Sacramento, 10 especiais com a história das 10 bandas finalistas, música, concertos, prémios, fãs e curiosidades, realizados por Daniel Fontoura e Teresa Lage e disponível em Podcast no site da RFM. Durante as últimas 10 semanas de votação o Wi-Fi da RFM recebeu também as 10 bandas finalistas, cada uma defendida por 1 animador da RFM .

As 10 bandas finalistas foram AMOR ELETRO, ANJOS, D.A.M.A., DELFINS, DOCE, D’ZRT, EXCESSO, GNR, SANTA MARIA E... XUTOS & PONTAPÉS, a banda vencedora desta grande eleição RFM