Pouca gente, o barulho das ondas, estender a toalha à vontade, não ouvir vozes, ler um livro com toda a tranquilidade... é este o teu dia de praia ideal?


Há praias incríveis em Portugal para todos os gostos e estas são menos procuradas e podem ser aquilo de que precisas, este verão, apesar de serem todas praias de difícil acesso.


Corremos o risco de as tornar demasiado conhecidas, mas os bons conselhos são para ser partilhados. Por isso, aproveita:


1 - Praia da Ursa, Sintra

O acesso não é o mais fácil. Precisas de alguma energia e força, mas valerá muito a pena. Vais ser recompensado com uma grande vista, água cristalina (e um pouco fria, mas ótima para refrescar) e um extenso areal só para ti.



2 - Praia da Adiça, Costa da Caparica

A Praia da Adiça, também conhecida por Praia da NATO, fica na zona da Fonte da Telha e o seu acesso também não é o mais fácil. Mas isso pode ser um bom fator: a praia encontra-se quase sempre vazia.


3 - Praia da Ponta Ruiva, Vila do Bispo

Esta praia pequena e isolada fica no Cabo de São Vicente e é o destino ideal para quem procura um bom spot para descansar.



4 - Praia da Gralha, São Martinho do Porto

Nadar não é o mais indicado aqui por causa das fortes correntes. Ainda assim, podes contar com um extenso areal e com bastante sossego, independentemente do mês do ano.



5 - Praia de Alpertuche, na Arrábida

Tens o verde da serra, um pequeno areal com pedras e seixos e uma água límpida e transparente só para ti. O acesso faz-se por um discreto caminho de terra batida antes do Museu Hidrográfico.



6 - Praia da Cova da Mijona, Sesimbra

À semelhança das anteriores, esta praia também é de difícil acesso. Precisas de fazer um trilho e quando avistares uma casa, que já foi em tempos um abrigo de pescadores, é sinal de que estás perto. Um areal deserto e um mar à tua espera: é tudo o que precisas para um dia de praia bem passado.



7 - Praia da Cacela Velha, Vila Nova da Cacela

Só é acessível de barco ou quando a maré está baixa, mas valerá a pena o esforço. A praia da Cacela Velha tem um extenso areal e um mar com um azul inigualável.