Cachalote morto dá à costa na praia do Cabedelo e é enterrado na areia

O ENORME TAMANHO DO CACHALOTE NÃO DEU MARGEM PARA MUITO MAIS E TEVE MESMO DE SER ENTERRADO NO AREAL DA PRAIA

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Os habitantes da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, foram surpreendidos no passado sábado, 10 de junho, quando chegaram ao areal e se depararam com um cachalote com 9 metros de comprimento, o equivalente a 20 toneladas, segundo o jornal O Minho.

O seu enorme tamanho também dificultou as operações da proteção civil e capitania marítima. O cachalote estava morto e em elevado estado de decomposição e, por ser um animal tão grande e pesado, as autoridades tiveram dificuldade em desfazer-se dos seus restos mortais. A única solução à vista era enterrar na areia, uma vez que a hipótese de remoção e incineração foi logo descartada devido às dimensões do cadáver. E assim foi.


Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo escavaram um buraco com mais de seis metros de profundidade, no local onde o cachalote arrojou, e enterraram-no. As imagens do animal na praia do Cabedelo foram partilhadas nas redes sociais e são mesmo impressionantes.



Por norma, os cachalotes surgem com maior frequência nos Açores. Ainda assim, este é o segundo arrojamento de grandes mamíferos marinhos registado no espaço de dois anos em Viana do Castelo, segundo refere o Jornal de Notícias.


Este é o maior predador com dentes do Planeta e cada dente chega a pesar um quilo. Apesar de não haver qualquer incidente nesta história, os habitantes da praia do Cabedelo não ganharam para o susto. Afinal, não é todos os dias que se vê um animal daquelas dimensões a dar à costa.




A RFM perto de ti