Com muitos pedidos de ajuda diários, Banco Alimentar volta a recolher alimentos

NOS DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO, O BANCO ALIMENTAR VAI RECOLHER ALIMENTOS NOS SUPERMERCADOS DE TODO O PAÍS


União, família, azáfama, alegria à volta da mesa, o calor que chega da lareira, o cheirinho que vem da cozinha... O Natal deveria ser sinónimo de tudo isto. No entanto, existem famílias que, infelizmente, vivem uma outra realidade.


Num ano novamente impactado pela pandemia de Covid-19, houve famílias portuguesas que tiveram de recorrer à ajuda do Banco Alimentar para colocar alimentos na mesa. São muitos os pedidos diários junto do Banco Alimentar.


É com o intuito de ajudar quem mais precisa que o Banco Alimentar colocou em marcha mais uma Campanha de Recolha de Alimentos nos supermercados de todo o país. Nos dias 27 e 28 de novembro, faz as tuas compras e, se tiveres disponibilidade, ajuda os que mais precisam através da doação de um ou mais alimentos numa altura em que se agravaram as dificuldades de muitas famílías.


Participar na campanha é simples: basta aceitar um saco do Banco Alimentar e, nele, colocar bens alimentares – de preferência produtos não perecíveis (como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas, etc.) entregando-o aos voluntários à saída. Os produtos doados vão ser encaminhados para os armazéns dos 21 Bancos Alimentares em atividade na região onde são doados, e aí pesados, separados e acondicionados. No final, e ainda com recurso ao voluntariado, o resultado é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares.



Cerca de 20 mil voluntários vão estar distribuídos por mais de 1200 supermercados, de norte a sul do país, a apelar à partilha de alimentos para levá-los até à mesa de famílias com necessidades.


A Campanha de Recolha de Alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome marca o regresso dos voluntários, que espalham a alegria, o sentimento de partilha e de solidariedade nesta ação, desde que a pandemia se instalou em Portugal.


No ano passado, em plena pandemia, os 21 Bancos Alimentares em atividade distribuíram 29.939 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 41,9 milhões de euros), que chegaram a 2.700 instituições e entidades que contribuíram para a alimentação de 450 mil pessoas com carências comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas, de acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.


Um resultado que só foi possível graças à criação, em março de 2020, da Rede de Emergência Alimentar, articulada nos Bancos Alimentares Contra a Fome.


A campanha "Ajuda Vale" prolonga-se até 5 de dezembro na Internet, através do site de doação online www.alimentestaideia.pt, dando assim a oportunidade de partilhar a todos aqueles que não se deslocam aos pontos de recolha durante o fim de semana e aos que se encontram ou residem fora de Portugal.


Esta campanha disponibiliza ainda vales de produtos, que vão estar disponíveis até 5 de dezembro nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.


O Natal é uma altura de partilha e há muitas pessoas e muitas famílias que precisam de ajuda!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Qual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Conhece as10 mais votadas e escolhe a tua preferida!GOSTAS DE BANDAS PORTUGUESAS? A RFM QUER ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTA CONTIGO. ESTAS SÃO AS BANDAS FINALISTAS. QUAL É, PARA TI, A MAIOR?maisCom Messi e Neymar em campo, c...Com Messi e Neymar em campo, criança preferiu a camisola de Bernardo SilvaO ESFORÇO E A DEDICAÇÃO DE BERNARDO SILVA FORAM RECONHECIDAS POR UM PEQUENO FÃ QUE SÓ QUIS A SUA CAMISOLAmaisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Dia 25 de Novembro tivemos mais uma noite cheia de histórias na RFM!A PRIMEIRA FASE DA VOTAÇÃO TERMINOU DIA 25 DE NOVEMBRO COM O SEGUNDO "RFM SUMEET", EM DIRETO NO FACEBOOK E YOUTUBE DA RFM FOI MAIS UMA CONVERSA CHEIA DE HISTÓRIAS COM TOZÉ BRITO, MIGUEL CRISTOVINHO, RUI PREGAL DA CUNHAmaisVendeu cópias de "Squid Game" ...Vendeu cópias de "Squid Game" na Coreia do Norte e agora foi condenado à morteNA COREIA DO NORTE, É PROIBIDO VER A SÉRIE "SQUID GAME"maisÉ ouro! Telma Monteiro conquis...É ouro! Telma Monteiro conquista medalha no Grand Slam de Abu DhabiTELMA MONTEIRO ESTÁ DE VOLTA ÀS MEDALHAS DE OUROmaisAfinal, quem fez o primeiro pr...Afinal, quem fez o primeiro presépio?FAZEMOS O NOSSO PRESÉPIO, EM CASA, POR CAUSA DE SÃO FRANCISCO DE ASSISmais16 dicas para fazeres um presé...16 dicas para fazeres um presépio incrível em casaSEGUE ESTAS DICAS E FAZ O TEU PRESÉPIO EM CASAmaisSão Nicolau: a história do San...São Nicolau: a história do Santo que inspirou a figura do pai NatalDIA 6 DE DEZEMBRO É DIA DE SÃO NICOLAU, O SANTO QUE, 15 SÉCULOS DEPOIS, VEIO INSPIRAR A FIGURA DO PAI NATALmaisQuem fez a primeira árvore de ...Quem fez a primeira árvore de Natal em Portugal?FOI UM ALEMÃO E FOI FEITA PELA PRIMEIRA VEZ, EM PORTUGAL, NO SÉCULO XIXmais
Top