São cada vez mais as empresas portuguesas que premeiam o esforço, empenho e dedicação de muitos trabalhadores. Desde salários extra, viagens, seguros de saúde e até semanas com sexta-feiras livres, são várias as recompensas das empresas para motivar os seus funcionários.


Estas são algumas das empresas portuguesas que passaram esta teoria para a prática. Haverás muitas mais - esperemos!



  • Iniciar o ano com um salário extra

Esta é uma tradição com 10 anos na empresa AMF Safety Shoes, de Guimarães, e que este ano também não foi exceção. Os mais de 100 trabalhadores iniciaram 2022 com um salário extra.


  • Seguro de saúde para os trabalhadores

O grupo ROQ, situado em Vila Nova de Famalicão, ofereceu seguros de saúde a todos os trabalhadores dos quadros, que, no total, são cerca de 700.


  • Viagens, cabeleireiro, spa e serviço de lavandaria

No Grupo Bernardo da Costa, sediado em Braga, os trabalhadores têm direito a férias pagas num destino paradisíaco e muitos já rumaram até ao México, Cuba, Cabo Verde e Jamaica. Para quem não quiser viajar, recebe um salário extra. E mais! O salário minímo neste grupo está fixado nos 850 euros.

A par de tudo isto, a empresa oferece um serviço de lavandaria, cabeleireiro, prémios mensais e anuais e ainda uma ida ao spa durante o horário de trabalho, sem que tenham de compensar mais tarde.


  • Grupo Nabeiro aumenta salário mínimo nas suas empresas

O salário mínimo no Grupo Nabeiro subiu 40 euros, fixando-se em 720 euros brutos, 15 euros acima do salário mínimo nacional. Esta é uma política praticada há alguns anos dentro da empresa: ter um salário mínimo acima do nacional.


  • Nesta empresa, não se trabalha às sextas-feiras

Sem horários fixos e com as tardes de sexta-feira livres, a empresa de arquitetura e engenharia, Metro ao Quadrado, em Fátima, defende liberdade com responsabilidade.


  • Ikea dá mais de 1 milhão de euros a funcionários portugueses

A pandemia trouxe obstáculos às empresas que só uma boa equipa, muita dedicação e empenho permitiram dar a volta por cima. Os trabalhadores da IKEA, em Portugal, tiveram uma prestação tão boa que, em forma de agradecimento, vão receber um prémio monetário. A cadeia sueca decidiu distribuir pelos 2.700 funcionários portugueses mais de 1 milhão de euros, o que equivale a 465 euros a cada um.


  • Empresa portuguesa distribui lucros e oferece 500 euros a cada colaborador

Como forma de agradecimento pelos resultados económicos de 2021 e pelo esforço demonstrado, a Lameirinho, localizada em Guimarães, ofereceu um prémio monetário a cada colaborador. No final de novembro, os trabalhadores desta empresa portuguesa receberam o ordenado fixo, o subsídio de Natal e ainda um prémio de 500 euros.


  • Empresário português dá ordenado extra a trabalhadores como forma de agradecimento

O crescimento de uma empresa é sempre motivo de celebração e alcançado através do trabalho de equipa. É um processo conjunto e, por isso, a administração da empresa Casfil – Indústria de Plásticos, localizada em Santo Tirso, decidiu valorizar o trabalho de todos com um ordenado extra.

São 300 os trabalhadores que vão receber este bónus, que vai variar consoante os anos de empresa de cada um. O diretor da Casfil quis marcar este momento de expansão da empresa com um presente monetário e não podia vir em melhor altura.


  • Empresa de Póvoa de Lanhoso dá 250 euros aos seus funcionários como presente de Natal

A Baptista e Soares junta-se à lista de empresas portuguesas que têm dado aos seus trabalhadores uma ajuda extra. Na Póvoa de Lanhoso, a empresa de confeção de vestuário decidiu oferecer aos 130 colaboradores um prémio de 250 euros por todo o esforço e empenho que demonstraram em 2021.


  • Empresa portuguesa oferece, todos os anos, 500 euros a cada colaborador

Na Sol e Mar Toldos, na freguesia de Vermoim, Famalicão, os colaboradores vão receber 500€ como forma de agradecimento pelo esforço e dedicação que demonstram ao longo do ano.

Esta é uma tradição que dura há 10 anos e, ano após ano, os funcionários continuam a mostrar o seu empenho para atingir os objetivos em equipa, “pelo que o reconhecimento é mais do que justo”.


  • Empresário português dá 175 cabazes de Natal a famílias carenciadas e aos bombeiros

A Vizelpas, localizada em Vizela, destaca-se agora por oferecer este Natal, juntamente com a Câmara Municipal de Vizela, 175 cabazes às famílias carenciadas da região e aos bombeiros voluntários. Estes cabazes vão chegar a famílias de Guimarães, Vizela e Santo Tirso, que vão poder contar com o tradicional bacalhau, azeite e outros produtos que farão a diferença na vida destas pessoas.


São grandes gestos que fazem toda a diferença no dia a dia dos trabalhadores. E, a propósito do dia das empresas que se importam com os colaboradores, celebrado no dia 18 de março, estes são os exemplos que podem tornar a produtividade de uma empresa muito maior.