Elvis Presley nasceu há 87 anos... e tinha um irmão gémeo!

O REI DO ROCK FARIA, ESTE MÊS, 87 ANOS. ELVIS NASCEU A 8 DE JANEIRO DE 1935 E TEVE UM IRMÃO GÉMEO. DESCOBRE AQUI A HISTÓRIA DOS IRMÃOS PRESLEY

Teresa Lage


Há 87 anos, no dia 8 de janeiro de 1935, nascia em Tupelo, Mississipi, numa casa humilde de duas divisões, aquele que seria considerado o "Rei do Rock".

No entanto, Elvis Aaron Presley não foi o único filho de Gladys e Vernon Presley a nascer nesse dia. Minutos antes de Elvis, tinha nascido o seu irmão Jesse Garon Presley.

O irmão gémeo de Elvis nasceu morto mas continuou sempre presente na sua vida.



A família de Elvis era bastante pobre, o pai, Vernon não tinha emprego certo e a mãe Gladys, empregada numa fábrica de roupa, no final da sua difícil gravidez teve de deixar de trabalhar.

Dia 8 de Janeiro de 1935, o parto foi feito em casa dos Presley pela sogra de Gladys, o marido, uma parteira e uma amiga… até terem de chamar o médico que, às 4 da manhã, assistiu ao nascimento de Jesse que nasceu morto e 35 minutos depois de Elvis. Gladys nunca mais conseguiria ter filhos.

O gémeo de Elvis foi enterrado numa campa rasa no cemitério de Priceville, Tupelo mas continuou sempre a fazer parte da lenda do irmão e da memória da família.

Diz-se que Elvis em miúdo visitava muitas vezes a campa de Jesse e, já em adulto, se referia muito a ele, agradecido por achar, tal como a sua mãe dizia, que “Quando um gémeo morre, o que sobrevive fica com a força dos dois”.

Anos depois, quando construiu a sua mítica mansão em Memphis, Elvis homenageou Jesse, colocando uma pequena placa com o seu nome, no jardim de Graceland .



Elvis cresceu rodeado de amor e carinho. Foi sempre muito ligado aos pais e, com apenas 2 anos, mesmo sem saber as letras dos cânticos, já cantava na igreja da congregação do tio.

Apesar de ter ficado para a história como “Rei do Rock”, dizem que sua grande paixão foi sempre o gospel que cantava desde pequeno.

O seu lado espiritual, generoso e místico era um aspecto dominante da sua personalidade e as suas músicas preferidas foram sempre os hinos gospel que falavam do relacionamento do homem com Deus.

Foi certamente por ter sobrevivido ao seu irmão gémeo que Elvis achou que tinha sido o “escolhido” e viu sempre a sua carreira como uma espécie de missão, aceitando a fama com humildade.



Elvis Aaron Presley nasceu em em Tupelo, no Mississippi, mas, em 1948, mudou-se com os seus pais para Memphis, no Tennessee, onde terminou o liceu na Humes High School, em 1953.

As influências musicais de Elvis foram a música country da altura, os espirituais gospel que ouvia e cantava na igreja e os rhythm & blues negros que absorvia na histórica Beale Street, enquanto adolescente em Memphis.

Em 1954, iniciou a sua carreira como cantor na lendária editora "Sun Records", em Memphis.

Em finais de 1955, o seu contrato de gravação foi vendido à RCA Victor e, em 1956, Elvis Presley era já um fenómeno internacional.

Com um som e estilo que combinavam de forma única as suas diversas influências musicais, Elvis misturou e desafiou as barreiras sociais e raciais da época, e deu início a toda uma nova era na música e cultura popular americana e mundial.



Elvis protagonizou 33 filmes, fez história com as suas apresentações e especiais televisivos e foi recebido em histeria por milhões de fãs nas suas muitas atuações ao vivo, batendo recordes, tanto em digressão como, mais tarde, em Las Vegas.

A nível global, Elvis vendeu mais de mil milhões de discos.

As suas vendas nos Estados Unidos renderam-lhe discos de ouro, platina e multiplatina por 149 álbuns e singles diferentes.

Entre os muitos prémios e distinções recebidas contam-se 14 nomeações para Grammys. Os 3 Grammys premiaram as suas gravações gospel - os álbums "How Great Thou Art" (1967), "He Touched Me" (1972) e a interpretação ao vivo em Memphis da música "How Great Thou Art" (1974). Além destes 3 "gramofones" Elvis recebeu, em 1971, o "Grammy de Carreira", aos 36 anos.



A sua voz, talento, sensualidade, carisma, humildade e humor conquistaram milhões de fãs e inspiraram novos músicos em todo o mundo.

Conhecido por todos pelo seu primeiro nome, Elvis é considerada uma das figuras mais importantes da cultura popular do século XX.

Elvis Presley morreu na sua mansão de Graceland, em Memphis, a 16 de agosto de 1977, 42 anos depois do seu irmão gémeo… mas muitos acreditam que continua por aí ... e que “Elvis has not left the building”


Sobre o "Rei do Rock" alguns dos seus fãs disseram:


“A primeira vez que ouvi a voz de Elvis percebi que nunca iria trabalhar para ninguém. Ninguém ia ser meu patrão. Ouvi-lo pela primeira vez foi como saltar fora da cadeia” - Bob Dylan

“Elvis era o rei. Não havia dúvida nenhuma. Eu, o Mick Jagger e todos os outros só seguimos as suas pisadas”- Rod Stewart

“Antes de Elvis não havia nada. Nada me impressionou verdadeiramente até ouvir Elvis. Se não tivesse havido Elvis, os Beatles nunca teriam existido” - John Lennon

“Se não fosse o Elvis não sei onde estaria a música popular. Ele foi o que começou tudo. E foi definitivamente o começo de tudo para mim” - Elton John

“Tenho uma tatuagem de Elvis no meu dedo, assim como uma de John Lennon e de Jim Morrison. Se não fossem eles eu não estaria na música hoje” - Post Malone

“Quando era miúdo adorava o Elvis. Ele era a pessoa mais cool do mundo. Todos queriam ser como o Elvis, inclusive eu” - Dwayne "The Rock" Johnson

Eu podia fazer um filme do Elvis. Tenho cabelo para isso.” - Shawn Mendes

“Elvis é icónico. Muitos dos performers de hoje vão lá inspirar-se” - Beyonce

Já houve muitos gajos duros. Já houve muitos imitadores. Já houve muitos concorrentes. Mas só há um rei.” - Bruce Springsteen


Fotos de facebook oficial de Elvis Presley

  • Partilha:

Artigos Recomendados
A maior banda pop portuguesa d...A maior banda pop portuguesa de todos os tempos! Vota aqui na tua preferida!GOSTAS DE BANDAS PORTUGUESAS? A RFM QUER ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTA CONTIGO. ESTAS SÃO AS BANDAS FINALISTAS. QUAL É, PARA TI, A MAIOR?maisBeatles lançam novo trailer do...Beatles lançam novo trailer do documentário "Get Back" e reedição especial de "Let it Be"6 HORAS DE BEATLES EM 3 DIAS – “THE BEATLES: GET BACK” VAI CHEGAR EM NOVEMBRO NA DISNEY +. A 15 DE OUTUBRO O GRUPO LANÇA REEDIÇÃO ESPECIAL DO ALBUM "LET IT BE"maisSol da Caparica volta em 2022 ...Sol da Caparica volta em 2022 com um dia extraO SOL VAI CERTAMENTE VOLTAR A BRILHAR COM MAIS INTENSIDADE E COM UM DIA EXTRA DO FESTIVAL EM 2022mais"A Resistência acontece por ca..."A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFMFOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".maisA RFM fez 35 anos! Estás de Pa...A RFM fez 35 anos! Estás de Parabéns!A RFM NASCEU A 1 DE JANEIRO DE 1987. RECORDA AQUI AS VOZES, OS PROGRAMAS E OS MUITOS DESAFIOS QUE TE FIZEMOS AO LONGO DESTES 35 ANOS!maisE a Palavra do Ano 2021 é...E a Palavra do Ano 2021 é...A PALAVRA DO ANO 2021 FOI ELEITA POR 15 MIL PORTUGUESES NUMA VOTAÇÃO DA PORTO EDITORAmaisReencontro especial de Harry P...Reencontro especial de Harry Potter é uma viagem no tempo e os fãs deliraramO REENCONTRO DO ELENCO DE HARRY POTTER ACONTECEU NO DIA 1 DE JANEIRO DE 2022maisEstas são as 10 melhores músic...Estas são as 10 melhores músicas do ano 2021AS MÚSICAS QUE MAIS TOCARAM E MAIS MARCARAM 2021 ESTÃO AQUI!maisIvandro cantou com Bispo na RF...Ivandro cantou com Bispo na RFM e revelou quem foi a "Moça" que o inspirouNA ÚLTIMA QUARTA FEIRA DO ANO O CONVIDADO DO WI-FI DA RFM FOI IVANDRO QUE TROUXE CONSIGO BISPOmais
Top