Rapazes vestem saias para protestar contra o uniforme das raparigas

ALUNOS DE UMA ESCOLA NO CANADÁ CRIARAM UM MOVIMENTO PARA PROTESTAR CONTRA OS UNIFORMES FEMININOS

Madalena Costa


Em muitas escolas e colégios espalhados pelo mundo, é muito comum os rapazes e as raparigas vestirem diferentes fardas. Os rapazes vestem habitualmente calças ou calções, camisa, uma gravata, em alguns casos, e um casaco de malha, pullover ou blazer. Já as raparigas, vestem também uma camisa e eventualmente gravata, e aquilo que difere no seu uniforme é a utilização de saia em vez de calças e calções.


No entanto, muitas gostariam de vestir exatamente aquilo que quisessem. Por esse mesmo motivo, alguns rapazes do ensino secundário de uma escola de Montreal, no Canadá, decidiram protestar contra o código dos uniformes instituído.


Em vez das habituais calças, os rapazes chegaram à escola com saias para demonstrarem o seu apoio às colegas, durante as duas últimas semanas. Para além disso, este novo movimento quer ainda contestar a sexualização e a discriminação, muitas vezes, associada às mulheres, que acabam por ser acusadas de distrair e provocar quem está ao seu lado devido às saias e à roupa que vestem.


“Acho que as raparigas não deveriam ser sexualizadas por aquilo que vestem ou como se vestem. Por isso, decidi usar uma saia para simbolizar o movimento” disse Bejamin Royz, um estudante do College Sainte-Anne, em Montreal.



Foi assim que nasceu um movimento de apoio entre o sexo feminino e masculino, que já se está a alargar a várias outras escolas. Para além de enviar uma importante mensagem, este protesto tem um significado ainda maior para os alunos que não se identificam com nenhum dos géneros.


“Já uso saias em casa e gostaria apenas de usar saias na minha escola, mas não me sinto seguro e confortável a fazê-lo” contou o aluno Luca Muzzo.


Este pode ser o ponto de partida para todos os alunos que querem vestir-se como lhes apetecer, sem estarem a desrespeitar normas ou códigos de conduta da escola. O movimento está a dar resultado!


O colégio canadiense aceitou repensar os uniformes femininos e masculinos, depois de os alunos terem alertado para este problema.


“A escola já está aberta à discussão e pretende refazer o uniforme, repensando as barreiras do que é masculino e feminino” disse o estudante Charles Cant, do College Sainte-Anne.


A união faz a força e os alunos desta escola provaram isso mesmo. Depois do protesto, a escola mostrou-se disponível para alterar o uniforme de forma a não condicionar a liberdade de cada um.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
O decote da primeira-ministra ...O decote da primeira-ministra da Finlândia está a gerar polémicaDEPOIS DAS CRÍTICAS, VIERAM OS ELOGIOS: O DECOTE DA PRIMEIRA-MINISTRA DA FINLÂNDIA ESTÁ A GERAR POLÉMICAmaisPedro Fernandes fez treinos de...Pedro Fernandes fez treinos de captação para o Sporting!ISTO E MUITO MAIS É O QUE PODES SABER AQUI SOBRE O NOSSO QUERIDO PEDRO FERNANDES QUE FAZ ANOS HOJEmaisJá podes fazer ski e snowboard...Já podes fazer ski e snowboard sem ir para a neveATRAVÉS DE UM SIMULADOR DE REALIDADE VIRTUAL, ESTE GINÁSIO TRANSPORTA-TE PARA A NEVE AO MESMO TEMPO QUE EXERCITAS O CORPOmaisBillie Eilish é vítima de body...Billie Eilish é vítima de body shaming e esta foi a resposta que deuBILLIE EILISH FEZ UM VÍDEO, ESTE ANO, SOBRE O BODY SHAMING, ONDE SURGE A TIRAR A ROUPA ENQUANTO LÊ UMA FORTE MENSAGEMmaisBanda organiza concerto dentro...Banda organiza concerto dentro de bolhas gigantesANTES DA PANDEMIA, A BANDA "THE FLAMING LIPS" JÁ COSTUMAVA USAR BOLHAS GIGANTES EM CONCERTOSmaisDenver de La Casa de Papel viv...Denver de La Casa de Papel viveu depressão severa depois de se tornar famosoDEPOIS DE SE TORNAR MUNDIALMENTE CONHECIDO, JAIME LORENTE, DENVER DE LA CASA DE PAPEL, CONFESSOU QUE VIVEU UMA DEPRESSÃO FORTEmaisOs requisitos para ser namorad...Os requisitos para ser namorado da Liliana Santos. A atriz revelou tudo na RFMA ATRIZ LILIANA SANTOS FOI CONVIDADA DA RFM E ENFEITIÇOU A EQUIPA DO WI-FImaisPedro Fernandes e Joana Cruz g...Pedro Fernandes e Joana Cruz gravam cena para novelaPEDRO FERNANDES AGUÇOU A CURIOSIDADE DOS SEGUIDORES COM O SEU NOVO POSSÍVEL DESAFIO PROFISSIONALmaisInstalar a aplicação StayAway ...Instalar a aplicação StayAway Covid: sim ou não?GOVERNO QUER QUE A INSTALAÇÃO DA APLICAÇÃO STAYAWAY COVID SEJA OBRIGATÓRIAmais
Top