Último disco de Carlos do Carmo, com música de Jorge Palma, editado... no dia mundial da voz!

"E AINDA" DE CARLOS DO CARMO É EDITADO DIA16. O DISCO DE INÉDITOS QUE O MÚSICO DEIXOU PRONTO

Teresa Lage

“E Ainda…”, o último disco de Carlos do Carmo chega às lojas, a 16 de Abril... Dia Mundial da Voz!

2021 não podia ter começado da pior forma. Dia 1 de janeiro desaparecia um dos mais importantes nomes da cultura Portuguesa, um dos maiores expoentes do Fado.

Carlos do Carmo partiu mas deixou-nos um legado imenso... e um disco de inéditos que vamos finalmente conhecer! Um álbum todo preparado por ele, com a exigência e dedicação que lhe conhecemos todos durante quase 60 anos de carreira.

Apesar de ter edição póstuma, “E Ainda…” foi todo ele concebido e criado em vida.

“E Ainda…” é o último disco de Carlos do Carmo. Foi gravado ao longo de três anos, fruto da intuição e da certeza de quem tinha ainda fados e poetas por cantar.

É o caso de Herberto Helder. Nas duas derradeiras páginas de “Poemas Canhotos”, o último livro que o poeta publicou em vida, o fadista encontrou uma música escondida naqueles escritos finais, e tratou de enviar o texto para que António Victorino d’Almeida confirmasse aquilo que já sabia: desta vez, havia de cantar Herberto Helder.

Herberto Helder não é o único poeta que Carlos do Carmo canta pela primeira vez neste álbum. Hélia Correia escreveu para si os versos de “Sombra”. E de Sophia de Mello Breyner Andersen descobriu a sua “Canção 2”.

Já Jorge Palma entregou ao fadista uma canção que era “devida” há 20 anos! Jorge tinha prometido a Carlos do Carmo uma canção e, levou 20 anos a cumprir, mas valeu a pena! A sua magnífica “Canção de Vida” é o single de apresentação deste álbum.

Júlio Pomar, Vasco Graça Moura e Paulo de Carvalho são outros dos cúmplices de mais uma obra em que a palavra tem papel de destaque.


Vê aqui como surgiu este disco:
E Ainda... Carlos do Carmo - Making of


“E Ainda…” foi gravado ao longo de três anos e chega às lojas na sua versão standard com 2CDs (o álbum de originais e o registo ao vivo dos Coliseu de 2019) e na versão limitada e especial, exclusivo Fnac, onde se encontra para além dos 2 CDs um DVD com o registo do concerto que marcou a despedida dos palcos do fadista e um vídeo com uma entrevista feita ao longo da gravação do álbum acompanhada de imagens inéditas de estúdio e de ensaios.

Ainda previsto para junho, por altura do Record Store Day, está o disco de estúdio em vinil.

A voz de‘Os Putos’, ‘O Cacilheiro’ ou ‘O Homem das Castanhas’, ‘Lisboa Menina e Moça’, ‘Um Homem na Cidade’ ou ‘Canoas no Tejo’ partiu em Janeiro mas a sua música e o seu talento continuam ainda a surpreender-nos


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Com 92 anos, Eunice Muñoz volt...Com 92 anos, Eunice Muñoz volta aos palcos para a última peça da sua vidaEUNICE MUÑOZ VAI REGRESSAR AOS PALCOS PARA CELEBRAR 80 ANOS DE CARREIRA E PARA O ADEUS AO TEATRO, SEGUNDO A PRÓPRIAmaisJennifer Lopez termina noivado...Jennifer Lopez termina noivado e anuncia separaçãoJUNTOS DESDE 2017, JENNIFER LOPEZ E ALEX RODRIGUEZ FICARAM NOIVOS DOIS ANOS DEPOISmais​"Somos muito amigos mas o Clá...​"Somos muito amigos mas o Cláudio é picuinhas."- Maria Botelho Moniz à RFMA APRESENTADORA MARIA BOTELHO MONIZ FOI A CONVIDADA DO LIVE DO WI-FI DA RFMmaisProfessora de canto americana ...Professora de canto americana avalia a prova cega de Fernando Daniel: “Incrível!”UMA CONHECIDA PROFESSORA DE CANTO AMERICANA ESCOLHEU A ATUAÇÃO DO FERNANDO DANIEL, NO THE VOICE PORTUGAL, PARA AVALIAR E ANALISARmaisArquiteta portuguesa é uma das...Arquiteta portuguesa é uma das vencedores do prémio “40under40”MARIA JOÃO ANDRADE FAZ PARTE DOS VENCEDORES DO CONCURSO EUROPEU “40UNDER40” DOS EUROPEAN ARCHITECTURE AND DESIGN AWARDS 2020maisA RFM é a rádio oficial da equ...A RFM é a rádio oficial da equipa Portugal nos Jogos OlímpicosA EQUIPA PORTUGAL ESTEVE REPRESENTADA POR 92 ATLETAS EM 17 MODALIDADES, NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020maisSente Portugal com a RFM ganha...Sente Portugal com a RFM ganha prémio de criatividade. Toquem as trombetas!O camião que levou o carinho e as grandes músicas da RFM a 10 cidades do Centro de Portugal continua a tocar as pessoasmaisLisboa homenageia Carlos do Ca...Lisboa homenageia Carlos do Carmo com um novo muralA CIDADE DE LISBOA DECIDIU PRESTAR UMA HOMENAGEM AO FADISTA, QUE MORREU A 1 DE JANEIRO DE 2021maisMorreu Carlos do CarmoMorreu Carlos do CarmoCARLOS DO CARMO DESPEDIU-SE DOS PALCOS EM 2019, AO FIM DE MAIS DE 50 ANOS DE CARREIRAmais
Top