Condomínio de luxo com 500 castelos “Disney” é agora uma vila fantasma

UM BAIRRO CONSTITUÍDO POR MAIS DE 500 MINI PALÁCIOS “DISNEY” ESTÁ AO ABANDONO E PARECE UMA VILA FANTASMA

Ana Margarida Oliveira


O cenário é idílico. Com colinas e bosques que, no inverno, se cobrem de neve.

Na verdade, é uma paisagem de contos de fadas, quer de verão, quer de inverno. O sítio ideal para um bairro único, diferente e encantador. E foi este o local, na Turquia, que uma empresa de construção escolheu para edificar um condomínio luxuoso cujas casas são iguais a pequenos palácios.
São réplicas em ponto pequeno dos castelos que conhecemos dos filmes Disney (que são, por sua vez, inspirados no palácio de Neuschwanstein, na Alemanha).

Todo este sonho começou em 2014, quando a imobiliária turca Sarot Property Group iniciou a construção do condomínio de luxo Burj Al Babas que é – ou seria – nada mais nada menos do que um bairro com réplicas do palácio da Disney em versão moradias. Sucede que o financiamento faltou e o condomínio de contos de fadas virou bairro fantasma.



Aquela que terá passado a ser a cidade fantasma mais cara do mundo fica a meio caminho entre Ancara e Istambul, perto de Mudurnu. O grupo Sarot tinha no projeto a construção de mais de 700 mini palácios ao estilo Disney, integrados num condomínio de luxo com spa, lojas, zonas de diversão e tudo aquilo a que um local luxuoso tem direito.




O desejo de atrair investidores e compradores não se concretizou, juntamente com outras questões económicas, e a empresa de construção acabou por falir em 2018, com mais de 500 mini palácios já construídos e alguns até vendidos.


O projeto Burj Al Babas foi abandonado. Os habitantes da próxima e histórica cidade Mudurnu nunca estiveram de acordo com a construção deste projeto por considerarem que a arquitetura dos castelos à la Disney não rimam com os edifícios otomanos que, com outros pontos de interesse histórico, fazem de Mudurnu uma candidata a património mundial da UNESCO.



Certo é que a gigante cidade fantasma, com mais de 500 mini palácios Disney, é já uma atração turística da zona, por ser uma paisagem, de facto, única no mundo.


  • Partilha:

Top