George Harrison deixou-nos há 20 anos. Foi assim, dias antes, o último encontro dos Beatles

FAZ 20 ANOS QUE O EX BEATLE GEORGE HARRISON NOS DEIXOU. DIAS ANTES, O SEU ÚLTIMO ENCONTRO COM PAUL E RINGO FOI UM MOMENTO ESPECIAL

Teresa Lage


George Harrison, o mais discreto dos 4 Beatles, guitarrista inspirado e autor de algumas das mais bonitas músicas do grupo como “Something”, “Here Comes the Sun” e “While My Guitar Gently Weeps”, morreu há 20 anos, no dia 29 de Novembro de 2001.Tinha 58 anos.

George tinha sido operado a um cancro na garganta em 1999 e, em 2001, a um cancro nos pulmões e a um tumor no cérebro.

Morreu em Los Angeles, em casa de um amigo, Gavin De Becker, com a mulher e o filho ao seu lado.

No entanto, dias antes de nos deixar, George teve um último encontro muito especial com os seus antigos companheiros dos Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr.



George Harrison anunciou em julho de 2001 que estava a ser tratado a um tumor no cérebro. Em novembro os médicos disseram que não lhe restavam muitos dias de vida.

Foi assim que, no dia 12 de novembro de 2001, os três Beatles se juntaram em Nova Iorque para um almoço, num restaurante em Manhattan, com o médico e a mulher de George, Olivia.

Os três amigos não se encontravam já há alguns anos e este foi um momento especial.



Anos mais tarde,Paul McCartney falou deste encontro à revista britânica Uncut dizendo: "Estive sentado com ele algumas horas quando ele estava a fazer um tratamento perto de Nova Iorque. Foi cerca de 10 dias antes de morrer e brincámos com as coisas, dissemos piadas e coisas parvas. Foi bom, uma espécie de sonho. Ele era, praticamente, o meu irmão mais novo, porque já o conhecia desde pequeno. Demos as mãos. E é estranho porque, mesmo no auge da nossa amizade, como homens- nunca teríamos dado as mãos. Não era coisa que se fizesse em Liverpool. Mas foi muito bonito”

O médico presente neste encontro também disse que “Houve lágrimas- mas acima de tudo gargalhadas. Foi um encontro animado, nada triste muito divertido e com muitas piadas. Passaram horas a recordar histórias antigas.

Dr. Lederman disse ainda: "Houve lágrimas, mas George manteve sempre a sua dignidade. No final depois de Paul e Ringo saírem, George sentia-se bem, muito calmo e um homem feliz. Este encontro foi muito importante para ele”.



Nas suas últimas semanas de vida, George Harrison recebeu ainda mais uma visita de Ringo Starr que, desta vez, veio sozinho.

As suas últimas palavras para o baterista dos Beatles foram uma “piada à George”

Ringo conta: “Nas suas últimas semanas de vida George estava na Suíça e fui visitá-lo. Estava muito doente, já só conseguia estar deitado. Na altura em que o fui ver, eu estava de partida para Boston porque a minha filha também estava doente com um tumor no cérebro. Por isso quando me despedi dele disse “Olha tenho mesmo de ir porque tenho de ir a Boston”. E as últimas palavras que ele me disse foram: “Queres que vá contigo?”



George Harrison partiria a 29 de novembro de 2001, não para Boston mas certamente para um lugar bem melhor como disse, ao dar a notícia da sua morte, a sua mulher Olivia:

“George partiu deste mundo como sempre nele viveu, consciente da presença de Deus, sem medo da morte, em paz rodeado pela família e amigos”.

Um ano depois, os seus amigos Eric Clapton Jools Holland, Jeff Lynne, Paul McCartney, Monty Python, Tom Petty, Billy Preston, Ravi e Anoushka Shankar, Ringo Starr e muitos mais, reunir-se-iam num concerto mítico e muito emotivo, no Royal Albert Hall, em Londres para o homenagear - o “Concert for George” (a que tive o privilégio de assistir) que mostrou que a música e espírito de George Harrison continuarão connosco para sempre.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Beatles lançam novo trailer do...Beatles lançam novo trailer do documentário "Get Back" e reedição especial de "Let it Be"6 HORAS DE BEATLES EM 3 DIAS – “THE BEATLES: GET BACK” VAI CHEGAR EM NOVEMBRO NA DISNEY +. A 15 DE OUTUBRO O GRUPO LANÇA REEDIÇÃO ESPECIAL DO ALBUM "LET IT BE"maisA canção dos Beatles que Paul ...A canção dos Beatles que Paul McCartney escreveu em PortugalNO NOVO LIVRO PAUL MCCARTNEY “THE LYRICS”, O MÚSICO CONTA COMO ESCREVEU A LETRA DE UM DOS SEUS MAIORES SUCESSOS, EM PORTUGALmais"​Este gajo compôs o disco tod..."​Este gajo compôs o disco todo sozinho no quarto, falta-lhe levar uns estalos”A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS", A RFM REUNIU MIGUEL CRITOVINHO (D.A.M.A.), RUI PREGAL DA CUNHA (HERÓIS DO MAR), TOZÉ BRITO E PEDRO BARBOSA (MANAGER), NUMA NOITE CHEIA DE GRANDES HISTÓRIAS!maisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Conhece as10 mais votadas e escolhe a tua preferida!GOSTAS DE BANDAS PORTUGUESAS? A RFM QUER ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTA CONTIGO. ESTAS SÃO AS BANDAS FINALISTAS. QUAL É, PARA TI, A MAIOR?maisLady Gaga, Adam Driver, Jared ...Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Al Pacino Jeremy Irons e Salma Hayek juntos na mesma casa!"CASA GUCCI" ESTÁ NOS CINEMAS COM A RFM!maisBryan Adams testa duas vezes p...Bryan Adams testa duas vezes positivo à Covid-19 num mêsNUM ESPAÇO DE UM MÊS, BRYAN ADAMS VOLTOU A TESTAR POSITIVO À COVID-19maisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Dia 25 de Novembro tivemos mais uma noite cheia de histórias na RFM!A PRIMEIRA FASE DA VOTAÇÃO TERMINOU DIA 25 DE NOVEMBRO COM O SEGUNDO "RFM SUMEET", EM DIRETO NO FACEBOOK E YOUTUBE DA RFM FOI MAIS UMA CONVERSA CHEIA DE HISTÓRIAS COM TOZÉ BRITO, MIGUEL CRISTOVINHO, RUI PREGAL DA CUNHAmais"A Resistência acontece por ca..."A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFMFOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".mais​“Ainda bem que não ganhei o c...​“Ainda bem que não ganhei o chuva de estrelas”- João Pedro Pais à RFMJOÃO PEDRO PAIS ESTEVE NO WI-FI DA RFM. VEIO FALAR DOS SEUS CONCERTOS, DAS MAIORES PARTIDAS QUE FEZ E JOGAR À CARA PODREmais
Top