Morreu o rato que ajudou a salvar vidas e a descobrir minas no Camboja

TINHA 8 ANOS E TRABALHOU AO SERVIÇO DE UMA ONG, QUE O TREINOU PARA DETETAR MINAS E EXPLOSIVOS

Madalena Costa


À primeira vista, parece insólito um rato ajudar a salvar vidas e detetar minas, no Camboja. A história de Magawa, uma fêmea de rato-gigante-africano da Tanzânia, já é conhecida e aplaudida, uma vez que o roedor recebeu uma medalha de ouro pela sua bravura. Foi o primeiro rato a receber o prémio, considerado a mais alta condecoração civil do Reino Unido.


Considerado um rato de grande porte por ter cerca de 70 centímetros, foi treinado, durante a sua vida, pela ONG belga APOPO, que o pôs no terreno para detetar minas e avisar as pessoas da sua presença, uma vez que, entre 1975 e 1998, foram instaladas entre 4 a 6 milhões de minas e mais de 64 mil pessoas morreram.


Durante os seus cincos anos de carreira, Magawa ajudou a vasculhar cerca de 225 mil metros quadrados de terra, o equivalente a 42 campos de futebol. Após detetar mais de 100 minas e outros explosivos, o roedor aposentou-se em junho do ano passado.


No entanto, após alguns anos de serviço, Magawa morreu "pacificamente" no passado fim de semana, aos oito anos.


Aparentava estar bem e tinha brincado com o seu habitual entusiasmo, mas, de acordo com uma publicação da ONG APOPO, Magawa começou a mostrar sinais de fadiga, "dormindo mais e com pouco apetite" no passado fim de semana.



Magawa conseguia vasculhar o equivalente a um campo de ténis em 30 minutos, algo que um humano demoraria quatro dias a fazer com um detetor de metais.


(Imagens: Facebook)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
És um grande fã de música? Tes...És um grande fã de música? Testa aqui os teus conhecimentos!UM QUIZ QUE VAI PÔR À PROVA OS TEUS CONHECIMENTOS SOBRE O MUNDO DA MÚSICAmaisO "barulho" vai voltar! Prepar...O "barulho" vai voltar! Prepara-te para a 4ª temporadaO jogo que colou os portugueses à rádio está prestes a regressar à RFM. A emoção e o mistério do "que barulho é este, na RFM?" vai voltar a fazer parte da tua vida e a dar-te milhares de euros.maisJá existe uma ferramenta para ...Já existe uma ferramenta para não "perderes" o teu carro no estacionamentoASSIM QUE ESTACIONAS O TEU CARRO TIRAS UMA FOTOGRAFIA PARA NÃO TE ESQUECERES ONDE O DEIXASTE? CHEGOU A FERRAMENTA QUE VAIS USAR PARA SEMPRE!maisSabias que os cães conseguem d...Sabias que os cães conseguem distinguir diferentes línguas?NOVO ESTUDO DIZ QUE OS CÃES SÃO CAPAZES DE PERCEBER DIFERENTE IDIOMASmaisGaia: GNR corta autoestrada pa...Gaia: GNR corta autoestrada para salvar cão perdidoPARA A SEGURANÇA DO CÃO E DOS CONDUTORES, A GNR CORTOU A A1 PARA A OPERAÇÃO DE RESGATEmaisConcorrente do "The Voice Port...Concorrente do "The Voice Portugal" canta tema de Ágata e torna-se viralEDMUNDO INÁCIO TRANSFORMOU POR COMPLETO UM TEMA DE ÁGATA E ARRANCOU ELOGIOS A QUEM O VIUmaisPapa Francisco faz visita ines...Papa Francisco faz visita inesperada a uma loja de discos no centro de RomaO PAPA FRANCISCO VISITOU UMA LOJA DE DISCOS EM ROMA E SAIU COM UM DISCO DE MÚSICA CLÁSSICAmaisA Associação Salvador ajudou m...A Associação Salvador ajudou mais de 500 vidas e quer ajudar muitas maisO PROJETO "AÇÃO QUALIDADE DE VIDA" JÁ MUDOU A VIDA A MAIS DE 500 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA E, ESTE ANO, O OBJETIVO MANTÉM-SEmaisChegou a época dos saldos: com...Chegou a época dos saldos: como deixar de comprar por impulsoA ÉPOCA MAIS DESEJADA POR MUITOS JÁ CHEGOU. NÃO TE DEIXES INFLUENCIAR E NÃO CAIAS NAS COMPRAS POR IMPULSOmais
Top