Rodrigues é o 7º apelido mais comum em Portugal. Há perto de 400 mil Rodrigues. Se és um deles ou uma delas, aqui fica a história do teu apelido.


Ao contrário de Silva, Ferreira, Pereira, Oliveira, Santos e Costa, o apelido Rodrigues vem de um nome próprio.

Vem de Rodrigo e quer dizer “filho de Rodrigo”. Foi assim que o apelido nasceu. Acrescenta-se o “es” ao nome próprio para designar que é “filho de”.

É exatamente a mesma lógica de Henriques – filho de Henrique – de Nunes – filho de Nuno - ou de Fernandes – filho de Fernando.


Rodrigo tem origem no nome germânico medieval “Roderich” que, numa tradução livre, quer dizer “rico em glória” ou “senhor da glória”. O nome “Roderich” eternizou-se, na Península Ibérica, através do último rei visigodo.


Roderich, ou Rodrigo, foi o rei visigodo que governou a Península Ibérica, entre 710 e 711. Este último e lendário rei dos visigodos foi derrotado pelos muçulmanos, em 711.



O Reino Visigótico (um reino germânico fundado por visigodos) ocupou parte do que é atualmente França (Gália) e a Península Ibérica, do século V ao século VIII. Os visigodos misturaram-se com a população hispano-romana.



Portanto, Rodrigues significa “o filho de Rodrigo”, nome que advém, por sua vez, do germânico “Roderich”, o “rico em glória” ou “o senhor da glória”, que era como se chamava o último rei visigodo da Península Ibérica.

Rodrigo é, assim, um nome anterior ao próprio reino de Portugal que só se fundou no século XII.

O apelido Rodrigues, filho de Rodrigo, tem, então, origem nobre e pensa-se que, em Portugal, ramifica a partir de 3 elementos da nobreza: Martim Rodrigues, António Rodrigues e André Rodrigues da Áustria.


Com estas ou mais ramificações, o nome Rodrigues tem mais do que um brasão de armas.


Se és Rodrigues tens um apelido com influência do último rei visigodo (germânico) da Península Ibérica!
Um bem-haja aos Rodrigues de Portugal!