Lisboa vai ter restrições à circulação na noite de Santo António e não vai avançar no desconfinamento

FERNANDO MEDINA ANUNCIOU QUE O CONCELHO NÃO VAI AVANÇAR NO DESCONFINAMENTO E A PSP REVELOU NOVAS MEDIDAS PARA A NOITE DE SANTO ANTÓNIO

Madalena Costa


As notícias são pouco animadoras para Lisboa! Muitos concelhos vão avançar para a próxima fase de desconfinamento, que se inicia a 14 de junho, ao contrário de Lisboa.


O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira à TVI24, que a sua autarquia não vai avançar no desconfinamento por "não ter condições". Na sua comunicação, Fernando Medina revelou que Lisboa "está numa situação que não é fácil", uma vez que "o número de casos excedeu o patamar dos 120 [casos por 100 mil habitantes]".


Posto isto, Lisboa vai manter-se na mesma fase do desconfinamento e isto significa que as medidas que os lisboetas têm de cumprir são aquelas que estão ainda, atualmente, em vigor.


São elas:


- O teletrabalho continua a ser obrigatório sempre que possível;

- Os restaurantes continuam a ter de encerrar às 22h30, em vez de poderem passar a deixar entrar pessoas até à meia-noite e a servirem os clientes até à 1h;

- Os espectáculos culturais (e, por exemplo, sessões de cinema) continuam a não se poder estender depois das 22h30;

- O comércio a retalho continua a ter de encerrar até às 21h nos dias de semana e até às 19h nos fins de semana e feriados.


A par de Lisboa, também Braga, Odemira e Vale de Cambra vão manter-se nesta fase de desconfinamento. Todos os restantes concelhos do país, exceto estes quatro, avançam para a próxima fase do desconfinamento e passam a vigorar as regras decretadas para 14 de junho.


Perante a escalada de casos positivos de Covid-19 na região de Lisboa, os festejos dos Santos Populares foram também adiados, ao contrário daquilo que se vai verificar no Porto.


A vontade de voltar a sentir o cheiro a sardinha na brasa, de ver as ruas enfeitadas com bandeirolas coloridas e da música popular, que faz dançar e cantar quem passa, é comum a milhares de portugueses, mas a situação pandémica que se verifica, sobretudo, em Lisboa não permite que se volte à rua para festejar, este ano.



Para controlar isso mesmo, a PSP divulgou, esta terça-feira, as novas medidas que vão estar em vigor durante os Santos Populares em Lisboa.


O objetivo é "que ninguém tenha a tentação de abrir as suas portas para criar ajuntamentos", de acordo com a PSP, já que os arraiais estão proibidos pela Câmara Municipal de Lisboa.


Assim, as medidas vão ser:


- As festas e os arraiais não vão ser autorizados pelas juntas de freguesia e a Câmara Municipal de Lisboa;


- O consumo de bebidas alcoólicas está proibido;


- Vão existir restrições à circulação a partir das 19:00 de sábado, dia 12 de junho, até à madrugada de domingo, dia 13 de junho. A PSP revelou que vai existir "limitação à circulação rodoviária e pedonal";


- Nos locais onde houver ajuntamentos, a polícia vai intervir “de forma reativa e preventiva” e vão ser colocadas grades ou fitas para condicionar esses acessos;


- Os miradouros, que têm recebido enchentes de pessoas, vão ser limitados.


A PSP terminou a conferência de empresa apelando aos portugueses que respeitem as regras em vigor para que, em breve, se retome “a vida social que todos pretendemos”.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Paulo Fragoso e Carolina Camar...Paulo Fragoso e Carolina Camargo estão em direto de bicicleta nas ciclovias de LisboaDEPOIS DO PEDRO FERNANDES E DO SALVADOR MARTINHA TEREM FEITO O CAFÉ DA MANHÃ DE BICICLETA PELAS CICLOVIAS DE LISBOA, TODA A EQUIPA DA RFM FICOU ENTUSIASMADA. ESTA TERÇA FEIRA, O PAULO FRAGOSO E A CAROLINA CAMARGO FAZEM A TARDE DA RFM DE BICICLETA.maisApós “confusão” com testes à C...Após “confusão” com testes à Covid-19 nas fronteiras, Espanha pede “desculpa” a PortugalO GOVERNO ESPANHOL RECUOU NA DECISÃO DE EXIGIR UM TESTE NEGATIVO À COVID-19 E UM CERTIFICADO DE VACINAÇÃO AOS PORTUGUESESmaisGordon Ramsay prepara pequeno-...Gordon Ramsay prepara pequeno-almoço português com porco preto e gera controvérsiaO CHEF ESTEVE EM PORTUGAL E PREPAROU AQUELE QUE SERIA UM PEQUENO-ALMOÇO PORTUGUÊS “PERFEITO”: CARNE DE PORCO COM OVOSmaisPescadores encontram tesouro d...Pescadores encontram tesouro dentro de cachalote avaliado em milhões de eurosO FORTE CHEIRO DO CACHALOTE MORTO LEVOU OS PESCADORES A DESCONFIAREM DE QUE PODIAM ENCONTRAR ALGO VALIOSOmais“Fiz uma peça todo nú e quando...“Fiz uma peça todo nú e quando olhei para o publico só lá estavam crianças”- António Pedro Cerdeira à RFMO ATOR DA NOVELA " SERRA" ESTEVE NO WI-FI DA RFMmaisLilibet Diana: filha de Meghan...Lilibet Diana: filha de Meghan e Harry tem nome da rainha e avó paternaO PRÍNCIPE HARRY E MEGHAN MARKLE DERAM AS BOAS-VINDAS A LILIBET DIANA, NO DIA 4 DE JUNHOmaisPortugal: plástico de uso únic...Portugal: plástico de uso único proibido a partir de julhoPRATOS, TALHERES, PALHINHAS E COTONETES VÃO SAIR DO MERCADOmaisVê aqui os palpites errados pa...Vê aqui os palpites errados para o barulho que está em jogomaisPresidente madeirense convida ...Presidente madeirense convida Boris Johnson para passar lua-de-mel na MadeiraMIGUEL ALBUQUERQUE, PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA, ENVIOU UMA CARTA A BORIS JOHNSON COM O CONVITE PARA VISITAR A MADEIRAmais
Top