Bárbara, cega há 4 anos, pedala até Compostela para ajudar uma escola de cães-guia

BÁRBARA ESTÁ A FAZER, DE BICICLETA, UM DOS CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA PARA ANGARIAR DINHEIRO PARA UMA ESCOLA DE CÃES-GUIA

Ana Margarida Oliveira


A história da Bárbara é inspiradora. Muito inspiradora!

A Bárbara ficou cega há 4 anos e teve de reformular e de reorganizar toda a sua vida e agora vai Pedalar com Sentido. É assim que se chama a iniciativa da Bárbara para angariar fundos para a única escola de cães-guia em Portugal!


Aos 40 anos, casada e mãe de duas filhas ficou, em 2017, cega. A vida ativa e a prática desportiva, que sempre teve, ajudou-a a continuar o percurso, apesar das limitações. Por isso, teve a ideia de criar esta iniciativa, para ajudar quem, como ela, precisa de apoio para continuar a ser mais autónomo.


A Bárbara tem sonhos e objetivos e a recente deficiência não a impede, nas suas próprias palavras, de continuar a lutar por uma sociedade cada vez mais inclusiva.

“Não quero pena, quero inclusão plena! A minha deficiência não me impôs limites.” diz a Bárbara que vai, juntamente com o marido, percorrer o Caminho Português da Costa numa bicicleta tandem.




E todas as suas pedaladas revertem para a escola de cães-guia ABAADV, a única escola de Portugal, situada em Mortágua no distrito de Viseu.

O valor estimado para a educação de um cão-guia é de aproximadamente 18.000€, sendo que a pessoa cega o recebe de uma forma totalmente gratuita. Com esta campanha pretende angariar 6500€ para assegurar, durante um ano, o programa de reprodução da escola ABAADV.




A minha deficiência não me impôs limites. A minha deficiência ajudou-me a perceber que devo organizar esta campanha para me superar, para me colocar à prova, fez-me pedir ajuda à Federação Portuguesa de Ciclismo para ter um empréstimo de uma bicicleta, fez-me reaprender a andar de bicicleta no escuro e impeliu-me a enfrentar o medo de pedalar no meio do trânsito."


A nossa vida pode mudar em segundos e hoje sou eu a precisar de apoio, amanhã podem ser outros. É importante conseguirmos ajudar-nos mutuamente e muitas vezes há pequenos gestos, pequenas ajudas, que se tornam grandes, que fazem a diferença.

Para uma pessoa cega ter um cão-guia é ter novamente uma mobilidade segura.

A vossa ajuda pode fazer essa diferença, pode melhorar a vida de muitas pessoas cegas.

Conto convosco. Juntos vamos pedalar e subir esta montanha!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Marina de Vilamoura é consider...Marina de Vilamoura é considerada a melhor marina do mundo em 2021O PRÉMIO FOI ENTREGUE PELA THE YATCH HARBOUR ASSOCIATION E CONTOU COM OS VOTOS DE VÁRIOS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕESmaisEm Banguecoque, os táxis trans...Em Banguecoque, os táxis transformam-se em mini hortasAS RUAS DE BANGUECOQUE VIRAM DIMINUIR O NÚMEROS DE TÁXIS A CIRCULAR NA ESTRADA, POR FORÇA DA PANDEMIA. ESTES, AGORA, GANHARAM UMA NOVA VIDAmaisFamiliares e amigos de Maria J...Familiares e amigos de Maria João Abreu inauguram edifício em homenagem à atrizA JUNTA DE FREGUESIA DO AREEIRO DECIDIU HOMENAGEAR A ATRIZ E OS SEUS FAMILIARES MARCARAM PRESENÇAmaisE vão 12 nomeações para Portug...E vão 12 nomeações para Portugal no prémio de arquitetura Golden TrezziniSÃO PROJETOS DIFERENTES, ÚNICOS E QUE TÊM UMA COISA EM COMUM: O SELO MADE IN PORTUGALmaisCristiano Ronaldo é burlado po...Cristiano Ronaldo é burlado por agente de viagens e perde 288 mil eurosA AGENTE DE VIAGENS TINHA ACESSO PRIVILEGIADO AOS CARTÕES DE CRÉDITO E RESPETIVOS ACESSOS DE CRISTIANO RONALDOmaisHá gostos para tudo: a nova te...Há gostos para tudo: a nova tendência para unhasAS MARCAS CHEGARAM AGORA AO MUNDO DA BELEZAmaisNestes locais a falta de gravi...Nestes locais a falta de gravidade dá lugar a fenómenos insólitos. Um é portuguêsEXISTE TODO O TIPO DE EXPLICAÇÕES PARA ESTES FENÓMENOS, MAS A FÍSICA TEM UMA MAIS PLAUSÍVEL E SIMPLESmaisPortugal acolhe atletas da equ...Portugal acolhe atletas da equipa de futebol feminino afegãUM GRUPO DE 80 REFUGIADOS AFEGÃOS CHEGOU, ESTE DOMINGO, A PORTUGALmaisCartaz polémico com regras de ...Cartaz polémico com regras de vestuário já foi retirado de escola e Sónia Tavares celebraO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARDOSO LOPES VIU-SE OBRIGADO A RETIRAR UM CARTAZ COM REGRAS DE VESTURÁRIO DEVIDO À POLÉMICA QUE SE GEROUmais
Top