Morreu Sidney Poitier, o primeiro ator afro-americano a vencer um Óscar

TORNOU-SE UM ÍCONE DO CINEMA NOS ANOS 50 E 60 E FOI UM DOS PRINCIPAIS ATIVISTAS CONTRA O RACISMO

Madalena Costa


Ao longo de uma carreira com mais de 70 anos, o ator Sidney Poitier habituou-se a ser um dos primeiros em várias áreas da sua vida. Foi o primeiro ator afro-americano a ganhar um prémio no Festival de Cinema de Veneza, em 1957, a ser nomeado para a categoria de melhor ator nos Óscares, em 1958, e, mais tarde, a receber um Óscar de melhor ator, pela sua participação no filme "Os Lírios do Campo", em 1963.


Foi uma vida cheia de sucessos e de êxitos no mundo do cinema que terminou, esta sexta-feira, com a triste notícia de que Sidney Poitier morreu, aos 94 anos.


A notícia foi confirmada por uma fonte oficial do governo das Bahamas, onde o artista cresceu grande parte da sua vida e de onde era originária a sua família, ao jornal britânico "The Independent". Para já, a causa da morte é desconhecida.


Com mais de 50 filmes no seu currículo, Sidney Poitier tornou-se um ícone, nos anos 50 e 60, e abriu as portas para que outros atores e atrizes negras entrassem para o mundo do cinema, tendo sido um dos principais ativistas contra o racismo no mundo do cinema.


Durante a sua carreira, o ator arrecadou onze nomeações nos Globos de Ouro, tendo vencido três, duas nos Primetime Emmy Awards, duas nos Grammy Awards, sete nos BAFTA, oito nos Laurel, e uma no Screen Actors Guild Awards, e em 2002, ainda recebeu um Óscar honorário pelo conjunto da sua obra. A partir de 2012, após a morte de Ernest Borgnine, Sidney Poitier tornou-se o mais antigo ator vivo vencedor do prémio de melhor ator da história.


Perante a sua partida, muitos colegas, amigos e fãs apressaram-se a manifestar a tristeza que sentem ao ver partir um ator tão consagrado de Hollywood.



O ator afro-americano estava casado desde 1976 com a sua segunda mulher, e teve seis filhos, assim como muitos netos e bisnetos.


(Imagens: Facebook de fãs de Sidney Poitier)

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Empresa portuguesa entra no no...Empresa portuguesa entra no novo ano a dar salário extra aos seus trabalhadoresESTA É UMA TRADIÇÃO COM 10 ANOS NESTA EMPRESA DE GUIMARÃESmaisJá é lei: animais de estimação...Já é lei: animais de estimação são considerados membros da famílias em Espanha. Vê o que mudaESTE PROJETO DE LEI PREVÊ REVOLUCIONAR A VIDA DE MUITOS ANIMAISmaisFilho de Madonna é pintor e in...Filho de Madonna é pintor e inspira-se na artista portuguesa Paula RegoPORTUGAL CONTINUA PRESENTE NA FAMÍLIA DE MADONNAmaisApós (quase) um ano de emissão...Após (quase) um ano de emissão, programa de Cristina Ferreira chega ao fim"CRISTINA COMVIDA" CHEGA AO FIM, ESTA SEXTA-FEIRA, E CRISTINA FERREIRA E EDUARDO MADEIRA JÁ FIZERAM O SEU BALANÇOmaisHumorista Gilmário Vemba encon...Humorista Gilmário Vemba encontrado depois de ter sido raptadoGILMÁRIO VEMBA FOI ABORDADO POR UM GRUPO DE INDÍVIDUOS QUE O COLOCARAM, JUNTAMENTE COM OS FILHOS, DENTRO DE UMA VIATURAmaisGoverno anuncia novas medidas ...Governo anuncia novas medidas a partir de dia 10 de janeiroO GOVERNO ANUNCIOU NOVAS MEDIDAS, ESTA QUINTA-FEIRA, E AFIRMOU QUE TEMOS DE "AVANÇAR COM CAUTELA"maisCristiano Ronaldo autografa ca...Cristiano Ronaldo autografa camisola para ajudar jovem português agredido em EspanhaA CAMISOLA AUTOGRAFADA POR CRISTIANO RONALDO ESTÁ A SER LEILOADAmaisO "barulho" vai voltar! Prepar...O "barulho" vai voltar! Prepara-te para a 4ª temporadaO jogo que cola os portugueses à rádio está de novo no ar! A emoção e o mistério do "que barulho é este, na RFM?" volta a fazer parte da tua vida e a dar-te a possibilidade de ganhares milhares de euros.maisJá estão entregues os 23 subsí...Já estão entregues os 23 subsídiosA RFM atribuiu subsídios no valor de 1.500€. Subsídio - mais uma medida RFM para animar os portugueses aprovada pelo Banco Credibommais
Top