Este pode ser o semáforo que vai estar nas praias portuguesas

AS REGRAS PARA IR À PRAIA MUDARAM E COM ELAS SURGIU UMA NOVA TECNOLOGIA PARA SUPERVISIONAR A LOTAÇÃO DO AREAL, CRIADA POR PORTUGUESES

Madalena Costa


Após a divulgação das medidas de prevenção para a época balnear, que se inicia no dia 6 de junho, surgiu um protótipo de um semáforo que poderá estar presente nas entradas das praias portugueses.


A empresa de Vila Nova de Gaia partilhou um protótipo de um “torniquete virtual”, tal como o definem, que vai permitir contar, em tempo real, o número de pessoas que entra e sai da praia.



Através das cores verde, amarelo e vermelho, os veraneantes vão poder ver se a praia já se encontra completamente lotada ou se ainda há espaço para estender a toalha.


A lotação das praias vai ser assim controlada, sem que seja necessária qualquer câmara, uma vez que o “torniquete virtual” vai basear-se em sensores que vão indicar a presença de pessoas no areal.


Em comunicado, a empresa garantiu que esta tecnologia 100% portuguesa pode ser também instalada em parques, mercados e feiras, já que são espaços com tendência a ter grandes aglomerados e, desta forma, poder-se-ia evitá-los.


Apesar de a ideia estar ainda no papel, este “torniquete” pode mesmo vir a ser uma realidade deste verão, uma vez que está em fase de conversações com várias autarquias.


  • Partilha:

Top