Sem confinamento e sem máscaras, Suécia regista cada vez menos infeções por Coronavírus

A SUÉCIA NÃO SEGUIU A ESTRATÉGIA DA MAIORIA DOS PAÍSES EUROPEUS E ESTÁ A REGISTAR CADA VEZ MENOS INFEÇÕES POR COVID-19

Madalena Costa


Portugal e vários países europeus estão atualmente a registar um aumento considerável de novos casos de Covid-19 e em muitos já se fala numa segunda vaga. Mas, numa altura em que vários países pensam nesta possibilidade, a Suécia, onde o uso de máscara não é obrigatório e onde nem foi implementado confinamento, tem diminuído, de dia para dia, o número de casos de infeções por Covid-19.



O epidemiologista Anders Tegnell, responsável pela estratégia desenhada para a pandemia na Suécia e muito controverso por defender poucas medidas de prevenção face à pandemia, colocou em prática um plano que parece estar a dar, agora, alguns frutos. Naquele país, as escolas apenas fecharam para maiores de 16 anos, mantendo-se abertas para alunos mais jovens e em aulas presenciais. Proibiu-se encontros com mais de 50 pessoas e o mesmo epidemiologista aconselhou aquelas com mais de 70 anos e os grupos de riscos a ficarem isolados. As lojas, bares, restaurantes e ginásios permaneceram abertos e o uso de máscara não foi recomendado até agora.


Não temos o ressurgimento da doença que muitos países têm tido. (...) No final, veremos que diferença fará ter uma estratégia que seja mais sustentável, em vez de uma abordagem em que se fecha tudo, depois abre-se e fecha-se uma e outra vez” salientou, tendo acrescentado que “fazer quarentena é como tentar matar uma mosca com um martelo” disse, citado pela France 24 e The Financial Times.


Atualmente, a Suécia, que recusou alinhar num confinamento total desde o início da pandemia, tem uma média de novos casos, em 14 dias, de 22,2 por cem mil habitantes, um valor muito abaixo da maioria dos países europeus, de acordo com os resultados divulgados pelo The Guardian, que cita o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. As aulas também já começaram há um mês e nem por isso houve um aumento do número de infeções por Covid-19.


Não defendo proibições ou obrigatoriedades em saúde pública. Temos que dar responsabilidade às pessoas” explicou o epidemiologista à France 24.


Para Anders Tegnell, a pandemia está para durar e, como tal, fechar restaurantes, discotecas e bares, restringir horários e impor medidas demasiado restritivas não é a solução.


“A doença não desapareceu. Vai estar connosco durante muito tempo. O que temos de fazer é aprender a viver com ela” disse ao The Guardian.


Para muitos países, a estratégia é muito diferente e passa por implementar medidas de prevenção para controlar o número de casos de Covid-19. E uma coisa é certa: mais do que nunca é importante cada um de nós fazer a sua parte. Por isso, há que respeitar as regras impostas no nosso país. Não descures o uso de máscara, mantém o distanciamento social e lava frequentemente as mãos. Só assim podemos tentar vencer esta pandemia!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Casal arrisca a vida para tira...Casal arrisca a vida para tirar uma fotografia de casamentoUM CASAL AMERICANO QUIS MARCAR O DIA DO CASAMENTO COM VÁRIAS FOTOGRAFIAS TIRADAS À BEIRA DE UM PENHASCOmaisÂngelo Rodrigues revelou, na R...Ângelo Rodrigues revelou, na RFM, quem é que não esperava que o visitasse no hospital!AS REVELAÇÕES DE ÂNGELO RODRIGUES NO LIVE DO WI-FI DA RFM!maisLjubomir Stanisic replica foto...Ljubomir Stanisic replica fotografia de Cristina Ferreira e explodem comentários nas redes sociaisLJUBOMIR STANISIC APROVEITOU UMA FOTOGRAFIA DE CRISTINA FERREIRA PARA REPRODUZI-LA AO SEU JEITOmaisQuem é o vilão que vai defront...Quem é o vilão que vai defrontar James Bond em Novembro? Conhece-o aqui!ELE É O VILÃO DE "007 SEM TEMPO PARA MORRER"maisPara o Daniel Fontoura "Daqui ...Para o Daniel Fontoura "Daqui a nada é Natal!"UMA CRÓNICA DE NATAL ANTECIPADAmaisKanye West protesta contra a i...Kanye West protesta contra a indústria musical e coloca um Grammy na retreteKANYE WEST DECLAROU GUERRA ABERTA À INDÚSTRIA MUSICAL, DEPOIS DE TER EXPOSTO VÁRIOS CONTRATOS QUE CONSIDERA "ABUSIVOS"maisNovo vídeo: Nilton e a estreia...Novo vídeo: Nilton e a estreia de Big Brother. As redes sociais estão ao rubro!NILTON ESTÁ IMPARÁVEL. DEPOIS DE UM VÍDEO SOBRE CRISTINA FERREIRA, O HUMORISTA LANÇOU UM NOVO VÍDEO NAS REDES SOCIAIS ONDE PARODIA A ESTREIA DE BIG BROTHER - A REVOLUÇÃO. O RESULTADO É HILARIANTEmaisDe atriz a realizadora: quem é...De atriz a realizadora: quem é Ana Rocha?ANA ROCHA É ATRIZ, ENTROU EM VÁRIAS SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS E DEPOIS ABRAÇOU UMA GRANDE PAIXÃO: A REALIZAÇÃOmaisNilton analisa entrevistas de ...Nilton analisa entrevistas de Cristina Ferreira na SIC e na TVI e torna-se viralNILTON PUBLICOU UM VÍDEO ONDE ANALISA AS ENTREVISTAS QUE CRISTINA FERREIRA DEU NA SIC E NA TVI E JÁ SOMA MILHARES DE VISUALIZAÇÕES NAS REDES SOCIAISmais
Top