António Costa anuncia que o comércio só poderá funcionar entre as 8h e as 13h

O PRIMEIRO-MINISTRO FALOU AO PAÍS SOBRE A SITUAÇÃO PANDÉMICA E ATUALIZOU A LISTA DE CONCELHOS COM RISCO DE TRANSMISSÃO DE COVID-19

Madalena Costa


O Conselho de Ministros reuniu novamente, esta quinta-feira, para fazer um ponto de situação sobre os concelhos de risco. A lista de 121 concelhos, que foi inicialmente avançada, aumentou para 191 com a entrada de 77 novos municípios considerados de alto risco de transmissão.


Nesta atualização, verificou-se também a saída de sete concelhos, onde o número de casos é inferior a 240 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.


As novas medidas de restrição impostas nos agora 191 concelhos de risco estão a suscitar várias dúvidas, pelo que António Costa explicou que os todos os estabelecimentos só poderão abrir entre as 8h e as 13h dos próximos fins de semana, com exceção de farmácias, clínicas e consultórios, bombas de gasolina e estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para rua e que tenham até 200 metros quadrados.


Fica determinado o encerramento a partir das 13h de sábado e até às 00h de domingo e a partir das 13h de sábado e até às 00h de segunda-feira todos os estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes. Perante a manifesta vontade de haver incumprimento, temos simplesmente de adotar uma regra rígida, e a regra é: às 13:00, tudo fechado” disse.


No seu discurso, o primeiro-ministro, António Costa, afirma que a situação do país “é grave”.


“Temos uma evolução de novos casos francamente superior ao que tivemos na pior fase da primeira vaga. Temos um número de pessoas internadas francamente superior ao da primeira vaga. Temos um número de pessoas internadas em cuidados intensivos superior ao da primeira vaga” disse.


O primeiro-ministro anunciou ainda que vai haver um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro 2020).


  • Partilha:

Artigos Recomendados
RFM faz História e conquista m...RFM faz História e conquista mais de 2 milhões de visitas ao site em outubroRFM BATE UM NOVO MÁXIMO HISTÓRICO DE VISITAS AO SITE DE ACORDO COM OS DADOS NETAUDIENCE DA MARKTESTmaisAutarcas de Lisboa e de Cascai...Autarcas de Lisboa e de Cascais proíbem supermercados de abrir às 6h30 da manhãAS CÂMARAS MUNICIPAIS DE LISBOA E DE CASCAIS NÃO PERMITEM QUE OS SUPERMERCADOS DOS RESPETIVOS CONCELHOS ABRAM MAIS CEDOmaisFoi impedido de acompanhar a m...Foi impedido de acompanhar a mulher ao hospital, então fez-lhe uma serenata à portaSTEFANO MOSTROU QUE AS SERENATAS, ESSA FORMA TÃO TRADICIONAL DE MOSTRAR O AMOR, ESTÃO MAIS VIVAS DO QUE NUNCAmaisFolheto de supermercado mostra...Folheto de supermercado mostra que brinquedos não têm géneroO LIDL COLOCOU MENINOS A BRINCAREM COM BONECAS E MENINAS A BRINCAREM COM CARRINHOS E FERRAMENTAS NUM NOVO FOLHETOmaisGoverno pondera fechar estrada...Governo pondera fechar estradas e ferrovias para evitar deslocaçõesO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA AFIRMOU QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE FECHAR ESTRADAS E FERROVIAS DURANTE OS DIAS DO RECOLHER OBRIGATÓRIOmaisNos próximos dois fins de sema...Nos próximos dois fins de semana, Matosinhos e Fundão pagam entregas de take-away dos restaurantesAS CÂMARAS DE MATOSINHOS E DO FUNDÃO PRETENDEM APOIAR A RESTAURAÇÃO E MINIMIZAR O IMPACTO DAS NOVAS RESTRIÇÕES NOS PRÓXIMOS DOIS FINS DE SEMANAmais“Naquele momento achei que ia ...“Naquele momento achei que ia morrer” - Dânia Neto à RFMATRIZ DÂNIA NETO ESTEVE LIVE NO WI-FI DA RFM E FALOU DO FILHO, DO MARIDO... E DO DIA EM PENSOU QUE MORRIAmaisCristiano Ronaldo alcança 100 ...Cristiano Ronaldo alcança 100 vitórias pela Seleção NacionalCRISTIANO RONALDO NÃO PARA DE SURPREENDER E MOSTROU-O, MAIS UMA VEZ, NO JOGO FRENTE A ANDORRA, EM QUE ALCANÇOU MAIS UM MARCO NA CARREIRAmaisSe cresceste nos anos 80... co...Se cresceste nos anos 80... conheces isto!PAUL MCCARTNEY LANÇOU UMA VERSÃO RESTAURADA DE "RUPERT AND THE FROG SONG". AINDA TE LEMBRAS DESTE VÍDEO?mais
Top