A vila que finalmente mudou de nome
DESDE 2004 QUE OS HABITANTES DE FUCKING NA ÁUSTRIA TENTAVAM MUDAR O NOME DA VILA
Viver nesta vila austríaca, até dia 1 de janeiro de 2021, era tudo menos calmo.
As ruas enchiam-se de turistas que tinham apenas um objetivo: tirar uma fotografia ao lado da placa com o nome da vila ou, em casos mais extremos, roubá-la mesmo, o que representava uma despesa elevada para os contribuintes locais.
Toda esta curiosidade foi causada pelo nome pouco convencional desta vila e muito associado ao significado que tem em inglês: Fucking.
Portanto, mais do que visitar a casa onde nasceu Mozart, em Salzburg, ou conhecer os locais onde o filme "Música no coração" foi filmado, ou até mesmo percorrer a lindíssima envolvência da natureza neste sítio, as pessoas, procuravam esta vila pelo nome, sem saber também que em alemão, o significado do nome desta terra é totalmente outro.
Fucking fica a 40 quilómetros do Norte de Salzburgo, perto da fronteira com a Alemanha, e tem pouco mais do que 100 habitantes. O nome remonta a 1070 e é uma homenagem ao nobre Focko, que fundou a localidade no século VI.
Foi registado pela primeira vez como Vucchingen, em 1070, depois como Fukching, em 1303, como Fugkhing, em 1532, e Fucking no século XVIII.
“Ing” é um sufixo alemão antigo associado à palavra “raíz” e que indica pertença. Por isso, Fucking significa “Povo de Focko”, o nome do nobre chamado Focko que fundou o local.
O significado deste nome não é, no entanto, conhecido para os estrangeiros, sobretudo para os de língua inglesa e, com o aparecimento da internet e das redes sociais, foi ganhando outros contornos, para o mal da população, que estava cansada de viver numa atração turística, apenas pelo significado do nome em língua inglesa e não pelos bosques, paisagens e atrações incríveis que tem toda esta zona, perto de Salzburg.
Desde 2004, que os habitantes tentavam mudar o nome da vila, mas era sempre rejeitado por ter uma história envolvente. Até que, em novembro de 2020, o conselho municipal acedeu ao pedido da população e desde o dia 1 de janeiro de 2021 que Fucking se chama Fugging, de acordo com a forma como os seus habitantes pronunciam o nome original.
Novo ano, novo nome e um novo recomeço para esta população que agora espera viver dias mais tranquilos.