A vila que finalmente mudou de nome

DESDE 2004 QUE OS HABITANTES DE FUCKING NA ÁUSTRIA TENTAVAM MUDAR O NOME DA VILA

Jéssica Santos
Ana Margarida Oliveira


Viver nesta vila austríaca, até dia 1 de janeiro de 2021, era tudo menos calmo.

As ruas enchiam-se de turistas que tinham apenas um objetivo: tirar uma fotografia ao lado da placa com o nome da vila ou, em casos mais extremos, roubá-la mesmo, o que representava uma despesa elevada para os contribuintes locais.

Toda esta curiosidade foi causada pelo nome pouco convencional desta vila e muito associado ao significado que tem em inglês: Fucking.


Portanto, mais do que visitar a casa onde nasceu Mozart, em Salzburg, ou conhecer os locais onde o filme "Música no coração" foi filmado, ou até mesmo percorrer a lindíssima envolvência da natureza neste sítio, as pessoas, procuravam esta vila pelo nome, sem saber também que em alemão, o significado do nome desta terra é totalmente outro.


Fucking fica a 40 quilómetros do Norte de Salzburgo, perto da fronteira com a Alemanha, e tem pouco mais do que 100 habitantes. O nome remonta a 1070 e é uma homenagem ao nobre Focko, que fundou a localidade no século VI.


Foi registado pela primeira vez como Vucchingen, em 1070, depois como Fukching, em 1303, como Fugkhing, em 1532, e Fucking no século XVIII.
“Ing” é um sufixo alemão antigo associado à palavra “raíz” e que indica pertença. Por isso, Fucking significa “Povo de Focko”, o nome do nobre chamado Focko que fundou o local.

O significado deste nome não é, no entanto, conhecido para os estrangeiros, sobretudo para os de língua inglesa e, com o aparecimento da internet e das redes sociais, foi ganhando outros contornos, para o mal da população, que estava cansada de viver numa atração turística, apenas pelo significado do nome em língua inglesa e não pelos bosques, paisagens e atrações incríveis que tem toda esta zona, perto de Salzburg.

Desde 2004, que os habitantes tentavam mudar o nome da vila, mas era sempre rejeitado por ter uma história envolvente. Até que, em novembro de 2020, o conselho municipal acedeu ao pedido da população e desde o dia 1 de janeiro de 2021 que Fucking se chama Fugging, de acordo com a forma como os seus habitantes pronunciam o nome original.

Novo ano, novo nome e um novo recomeço para esta população que agora espera viver dias mais tranquilos.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Oferece mais de mil milhões de...Oferece mais de mil milhões de euros a funcionários e torna-os também milionáriosUM EMPRESÁRIO BRITÂNICO DECIDIU PRESENTEAR OS SEUS FUNCIONÁRIOS E TORNÁ-LOS MILIONÁRIOSmaisNesta província chinesa, as mu...Nesta província chinesa, as mulheres podem faltar ao trabalho por causa das dores menstruaisHÁ QUEM CONSIDERE UMA MAIS VALIA E HÁ QUEM DEFENDA QUE POSSA ACENTUAR A DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES NO TRABALHOmaisEnfermeiro pede em casamento a...Enfermeiro pede em casamento a namorada no hospital e torna-se viralO PEDIDO ORIGINAL TORNOU-SE VIRAL E A IMAGEM JÁ ESTÁ A CORRER O MUNDOmaisAmarante é um dos melhores des...Amarante é um dos melhores destinos para visitar em 2021, segundo o The GuardianTHE GUARDIAN FEZ UMA LISTA DE DESTINOS COM BASE NA OPINIÃO DE VÁRIOS ESCRITORES DE TODA A EUROPAmaisMenina cega recebe livros de H...Menina cega recebe livros de Harry Potter e a sua reação emocionante torna-se viralA REAÇÃO EMOCIONANTE DE UMA MENINA CEGA QUE RECEBEU OS LIVROS QUE TANTO QUERIA ESTÁ A EMOCIONAR MILHARES DE PESSOASmaisO que os portugueses mais pesq...O que os portugueses mais pesquisaram em 2020 (há mais para além do coronavírus)"PORQUÊ" FOI A PALAVRA MAIS PESQUISADA, NO GOOGLE, EM TODO O MUNDOmaisFunchal vai ter fogo de artifí...Funchal vai ter fogo de artifício e cria “bolsas” até cinco pessoas para assistiremNO TOTAL, SERÃO CRIADAS 2060 BOLSAS QUE PERMITIRÃO A 10300 PESSOAS ASSISTIR AO FOGO DE ARTIFÍCIOmaisPonta Delgada oferece 35 mil e...Ponta Delgada oferece 35 mil euros às famílias e empresasO MUNICÍPIO AÇORIANO DECIDIU CANCELAR O FOGO DE ARTIFÍCIO DE FIM DE ANO E OFERECER ESSES 35 MIL EUROS A FAMÍLIAS E EMPRESAS DA REGIÃOmaisComo se espalha a Covid-19 num...Como se espalha a Covid-19 num jantar de família? Simulador português explicaCIENTISTA PORTUGUÊS CRIA SIMULADOR QUE CONSEGUE PREVER A QUANTIDADE DE CORONAVÍRUS EXISTENTE NO ARmais
Top