Vem aí a homenagem às vítimas de Pedrógão Grande!
VAI SER CONSTRUÍDO UM LAGO ARTIFICIAL NO VALOR DE 1,8 MILHÕES DE EUROS
O dia 17 de junho de 2017 anoiteceu com um grande e violento incêndio, que deflagrou em Pedrógão Grande. O país ficou em choque com a violência, com as mortes que ocorreram e com a destruição que o incêndio provocou em milhares de vidas, casas e empresas.
Houve 66 pessoas que perderam a vida naquele incêndio, que deixou os portugueses consternados. Muitos pediam uma homenagem simbólica às vítimas deste incêndio e é, este ano, que esse desejo vai ser cumprido.
Na forma de um lago artificial, vai ser construído um memorial onde todas vão ser lembradas e homenageadas. A obra é da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, que pensou e idealizou esta homenagem no local onde tudo ardeu, naquele quente mês de junho de 2017.
Além da água que vai existir, o memorial vai contar ainda com os nomes de cada uma das vítimas mortais. Espera-se que a obra esteja concluída no segundo semestre de 2022 e vai ter um custo de 1,8 milhões de euros.
Na Estrada Nacional 236-1, onde o incêndio deflagrou, vão ser ainda plantadas várias árvores, com o objetivo de “ver nascer flores onde morreram pessoas".