“Pode ajudar-me?": o vídeo comovente de uma criança sozinha na fronteira dos Estados Unidos
ESTE MENINO DE 10 ANOS FOI DEIXADO SOZINHO NA FRONTEIRA DOS ESTADOS UNIDOS
Aos 10 anos, este menino preparava-se para sair do seu país, a Nicarágua, para os Estados Unidos com um grupo de migrantes. No entanto, acabou por ser abandonado em Rio Grande Valley, no estado do Texas, junto à fronteira com o México.
Sozinho e em lágrimas, o menino avistou um funcionário da polícia fronteiriça a quem pediu ajuda. “Pode ajudar-me? Tenho medo", disse.
Não tinha nada consigo, apenas a roupa que trazia vestida e explicou à polícia que os pais não estavam no grupo de migrantes. O momento foi registado em vídeo e não deixa ninguém indiferente.
A criança acabou por ser acolhida pelas forças policiais e o caso foi exposto nas redes sociais. Esta é, infelizmente, uma realidade recorrente na fronteira norte-americana. Só em março, 19 mil crianças migrantes foram encontradas sozinhas.
Sobre esta realidade, o presidente dos Estados Unidos já tomou uma decisão. Todos os imigrantes que cheguem de forma clandestina aos Estados Unidos serão deportados para o seu país de origem, excepto as crianças que estejam sozinhas. Como é este o caso.