Comboio em miniatura toca a melodia mais longa do mundo e entra para o Guinness

UM COMBOIO EM MINIATURA, 2840 COPOS DE VINHO E 211 METROS BATERAM O RECORDE DO GUINNESS

Ana Margarida Oliveira


Imagina um país em miniatura! Um país com cidades, com campo, praia, aeroporto, palácios, castelos, igrejas, carros, pessoas nas mais variadas situações... sim, nas mais variadas situações! Podes até vê-las dentro de casa a fazer tudo e fora de casa a fazer tudo também. E os pormenores são absolutamente deliciosos!


Imagina ainda tudo aquilo que acontece na vida das cidades e das pessoas como discussões, carros que batem, incêndios, obras, comboios de todos os tipos a andar, metros, estações de metro, roubos, assaltos, aviões a descolar e a aterrar. Imagina, tudo aquilo que se passa no teu dia a dia, só que em miniatura!



Tudo isto é o Miniatur Wunderland, em Hamburgo, na Alemanha.


É um autêntico mundo em miniatura. Este museu, ou melhor, esta exposição permanente fica numa zona incrível da igualmente incrível cidade de Hamburgo.


Junto do porto, com canais por perto (a cidade de Hamburgo tem mais canais do que Veneza e Amsterdão juntas!), na chamada Speicherstadt - cidade dos armazéns onde os barcos, vindos pelo rio Elbe, chegavam e chegam com mercadorias para descarregar - o Miniatuar Wunderland tem ainda a particularidade de, em cada 15 minutos, mudar do dia para a noite e ao contrário. Portanto, existem 15 minutos de dia e 15 minutos de noite alternados para se ver e se sentir todo aquele mundo maravilhoso de dia e de noite, aqui com particular impacto para as luzes que encatam os ambientes noturnos.



No Miniatur Wunderland, existem partes de cidades inteiras e de países, com cenários iguais aos verdadeiros, onde pessoas igualmente em miniatura estão nas mais variadas situações representando a vida real.

Tudo aqui é "vida real" em miniatura.



Roma e o Vaticano, Veneza, estâncias de neve da Suíça, partes da Escandinávia, dos Estados Unidos e de muitos outros países e ainda a cidade de Hamburgo quase toda, concertos cheios de gente, um estádio de futebol a vibrar com um jogo, feiras populares, parques de campismo… É absolutamente incrível!



O Minituar Wunderland não para de nos surpreender e agora foi ainda mais longe e bateu um recorde!


O fundador do museu aproveitou o fecho do museu, devido à pandemia de Covid-19 e ao confinamento, para colocar em prática um projeto ambicioso e original. Este passava por criar a melodia mais longa do mundo tocada por um comboio elétrico em miniatura. E não é que conseguiu?



Com a ajuda da sua equipa, que minuciosamente desenvolveu o projeto durante meses, e de mais de 2840 copos de vinho, o Miniatuar Wunderland entrou para o livro de recordes do Guinness e ainda fez arte!


Ao longo de 211 metros, o comboio toca 20 obras de música clássica, que vão desde Beethoven a Ravel. Para tal feito, os copos de vinho têm de ter a medida de água certa para produzirem a nota desejada.


É caso para dizer que há males – como a pandemia de Covid-19 – que vêm por bem, uma vez que foi graças ao confinamento que o museu Miniatur Wunderland elevou a sua criatividade e entrou para o Guinness!


Se um dia fores a Hamburgo, visita o Miniatur Wunderland!


  • Partilha:

Top