Este artista vendeu uma escultura invisível por 15 mil euros

A ESCULTURA INVISÍVEL FOI VENDIDA NUM LEILÃO E LICITADA VÁRIAS VEZES


Quando achas que já viste ou ouviste de tudo, eis que chega alguém para te provar o contrário. Neste caso, o artista italiano Salvatore Garau que conseguiu a proeza de vender uma escultura invisível por... 15 mil euros.


O leilão começou com o valor base de seis mil euros e teve várias licitações terminando no avultado valor de 15 mil euros. Quem adquiriu a obra, terá um certificado de autenticidade assinado pelo artista plástico, mas que não poderá ser exposto no espaço reservado à obra, pediu o artista numa nota. Resta ao comprador imaginar a obra que apenas existe na cabeça de Salvatore Garau.



Apesar de não existir no "mundo físico", a obra tem um nome: 'Io Sono' ('eu sou' em português). Salvatore Garau descreveu-a como: "Escultura imaterial para ser colocada numa casa particular dentro de um espaço livre e com dimensões variáveis".


Quanto às críticas, Garau defende-se e diz que a sua obra não é nada. "A ausência de matéria é, para mim, um acto de amor para com o desconhecido e o mistério com que quase toda a humanidade está comprometida”, disse ao Instituto Cultural Italiano de Nova Iorque.


Esta não é a primeira obra invisível de Garau. Em fevereiro do ano passado, apresentou, em Milão, a obra "Buda em Contemplação", que esteve "exposta" na Piazza Della Scala. A única coisa que era visível era um quadrado feito no chão com fita cola branca e que delimitava a obra.



Para Garau, o vazio é também uma forma de arte com muito (ou mais) para apreciar!


  • Partilha:

Top