No caos de Cabul, bandeira portuguesa ganha destaque

FOTOGRAFIA PARTILHADA POR MILITAR NORTE-AMERICANO MOSTRA BANDEIRA PORTUGUESA NO MEIO DO CAOS DE CABUL

Jéssica Santos


São infinitas as histórias que chegam de Cabul. É uma realidade que apesar de estar a acontecer a quilómetros de distância, se torna próxima. Pelas partilhas que são feitas, as fotografias de desespero que surgem nas redes sociais, e pela dor de um povo a querer fugir e recomeçar em segurança uma nova vida.


Todos os dias, vários militares lutam para salvar as centenas de pessoas que se juntam no aeroporto de Cabul para fugir daquele cenário. Quatro militares portugueses foram para o Afeganistão, num missão de resgate, e até ao momento já conseguiram trazer para Portugal 61 refugiados.


Na semana passada, uma fotografia partilhada pelo sargento Victor Mancilla, do corpo de fuzileiros dos Estados Unidos, mostra essa mesma missão dos militares. Na imagem, vê-se um militar a escoltar uma jovem durante mais uma evacuação junto ao aeroporto. E no meio deste caos, há um pormenor que se destaca: a bandeira portuguesa, junto às grades a que muitos afegãos se agarram a pedir ajuda.



Não se sabe o contexto em que a bandeira foi ali colocada, mas muitos afegãos têm utilizado bandeiras de países da União Europeia para pedir apoio aos respetivos países. Acredita-se que possa ser esse o porquê de a bandeira portuguesa estar ali.


  • Partilha:

Top